Nesta quinta-feira (10), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou os dados de inclusão social entre os candidatos do vestibular 2014 da instituição, que teve recorde de 73.818 inscritos. Este ano, 27% dos inscritos no processo seletivo vieram escolas públicas, o que representa 19.946 candidatos.
– Confira dicas com um passo a passo para escolher sua profissão
– Veja (e evite) 10 erros comuns de português na hora de escrever uma redação
O número é praticamente o mesmo do ano passado, quando 27,2% dos inscritos declararam ter feito o ensino médio integralmente na rede pública. Já os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas representam 17,3% do total de inscritos este ano, ou seja, 12.808 estudantes, contra 16,5% no vestibular anterior.
A partir deste ano, a Unicamp dobrou o bônus dado a estudantes oriundos de escolas públicas. O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) bonifica os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras com 60 pontos (antes eram 30) a mais na nota final do vestibular. Já os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas recebem, além dos 60 pontos, outros 20 (eram 10) pela cor/etnia, totalizando 80 pontos.
Provas
A primeira fase será realizada em 10 de novembro, composta por Redação (com duas propostas de textos a serem realizadas) e a parte de Conhecimentos Gerais (com 48 questões de múltipla escolha. A segunda etapa está marcada para os dias 12, 13 e 14 de janeiro, com provas dissertativas, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.
Locais de prova
Os locais de prova para a primeira fase serão divulgados em 31 de outubro. A Unicamp aplicará provas em 16 cidades do Estado de São Paulo. além de duas capitais: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. Este ano, a Unicamp deixará de aplicar as provas em Fortaleza e Salvador.
Mudanças
Novos cursos – Estão sendo oferecidos dois novos cursos de graduação: Administração (180 vagas, período noturno) e Administração Pública (60 vagas, período noturno), ministrados na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira. Deixam de existir os cursos: Gestão do Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas e Gestão de Políticas Públicas. O curso de Medicina da Famerp passa a ter 80 vagas (antes eram 64).
Curso de Música – Outra mudança diz respeito aos candidatos aos cursos de Música. As provas de Habilidades Específicas serão aplicadas antes da primeira fase, no período de 3 a 7 de outubro de 2013. Os demais cursos que exigem provas de Habilidades Específicas continuam realizando provas após a segunda fase.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem