A Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest) liberou as provas da primeira fase do vestibular 2015 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aplicadas neste domingo (23). Dos 77.128 inscritos (número recorde do processo seletivo da instituição), não compareceram para fazer a prova 6.199 – o que equivale 8% a dos candidatos, um pouco superior que no ano passado, quando a abstenção geral foi de 7%. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 15 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase.
>> Veja os cadernos de prova da primeira fase do vestibular 2015 da Unicamp
Os gabaritos oficiais devem ser publicados na próxima quarta-feira (26). O GUIA DO ESTUDANTE trará, em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, a correção comentada das questões.
Novo vestibularNeste ano, os candidatos que realizaram a primeira fase do vestibular da Unicamp, encontraram uma prova diferente. A redação, antes cobrada nesta primeira etapa, passou para a segunda fase. Além disso, a prova de hoje ficou mais longa, sendo composta por 90 questões de múltipla escolha (antes eram 48) e com questões multidisciplinares. A prova foi assim dividida: 14 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 14 questões de Matemática, 9 questões de História, 9 questões de Geografia, 1 questão de Filosofia, 1 questão de Sociologia, 10 questões de Física, 10 questões de Química, 10 questões de Biologia, 8 questões de Inglês, além de 4 questões interdisciplinares. Cada questão com quatro alternativas.
A segunda fase (que será realizada entre 11, 12 e 13 de janeiro) também terá mudanças. Ela passará a ser realizada em três dias consecutivos, com duração de quatro horas a cada dia, como a seguir:
1º Dia
– Prova de Redação (2 textos de gêneros diversos);
– Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (6 questões dissertativas).
2º Dia
– Prova de Matemática (6 questões dissertativas);
– Prova de História (6 questões dissertativas);
– Prova de Geografia (6 questões dissertativas).
3º Dia
– Prova de Física (6 questões dissertativas);
– Prova de Química (6 questões dissertativas);
– Prova de Biologia (6 questões dissertativas).
Nota de RedaçãoOutra mudança na redação, além do dia da sua execução, é a sua nota. A redação passará a valer 20% da nota final (antes valia de 9,5% a 13,5% da nota, dependendo do curso escolhido). Segundo a Comvest, isso garante a qualidade da correção do texto, uma vez que o número de inscritos tem aumentado a cada ano. No último vestibular, foram 70 mil; mas apenas cerca de 15 mil passam para a segunda fase. A primeira fase, somada ao Enem, valerá 30% da nota final e a segunda fase responderá por 50%.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem