logo-ge

Unicamp 2017: Veja as questões mais comentadas no Twitter

Cursinhos destacaram as questões interdisciplinares bem-elaboradas e maior nível de dificuldade

O vestibular da Unicamp veio com um novo formato este ano: em vez de quatro, como no ano passado, a primeira fase foi composta de 12 questões. A prova teve um total de 90 questões de múltipla escolha, o que também é uma característica recente: até o vestibular 2014, a prova tinha apenas 48 questões e duas redações.

Baixe as provas e veja a correção.

Para Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas (SP), a prova deste ano surpreendeu positivamente. “Foi uma prova bem-feita, com conteúdo relevante. Todas as disciplinas apresentaram um avanço de alguma forma, mas as questões interdisciplinares se destacaram: verdadeiramente interdisciplinares, elas exigiam que se mobilizasse conhecimento de muitas disciplinas”, disse. “É uma prova que seleciona melhor os candidatos”.

Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares, concorda. “Foi uma prova de média para difícil. História foi especialmente complicada – trouxe questões complexas que exigiam um bom raciocínio do estudante para que não caísse em armadilhas”, completa. “Algumas perguntas de biologia também apresentar um nível de dificuldade maior por cobrarem conteúdo de rodapé de livro. Uma delas falava sobre o tecido adiposo marrom, algo bem específico”.

Algumas questões chamaram a atenção dos candidatos por conterem referências à cultura pop. Muitos usuários do Twitter comentaram as menções a Harry Potter, Tom e Jerry e Phineas and Ferb. Veja os comentários e as questões a que se referem.

O Tweet:

A questão:

unicamp-harry-potter

O tweet:

A questão:

phineas

phineas2

O tweet:

tom-jerry-unicamp

O tweet:

A questão:

abelhas-comunistas

O tweet:

unicamp-edgar-alan-poe