logo-ge

Unicamp 2020: prova deste domingo tem questão igual a da Fuvest 2019

Quem estuda resolvendo provas anteriores se deu bem! Descubra qual questão era essa

Os vestibulandos atentos, que costumam treinar para as provas resolvendo questões de edições anteriores, podem ter tido uma boa surpresa na primeira fase da Unicamp deste domingo (17). Isso porque uma das questões cobradas era idêntica a uma que apareceu na Fuvest 2019! 

UNICAMP

 (Unicamp/Reprodução)

FUVEST

 (Fuvest/Reprodução)

O exercício poderia ser resolvido formulando-se duas equações, inseridas depois em um sistema. Exatamente o mesmo caminho que fez quem prestou o vestibular da USP no ano passado. A resposta correta, em ambos os casos, seria o número 7. 

 

 

 (Anglo Resolve/Reprodução)

Para não dizer que as questões não tinham nenhuma diferença, o gênero foi invertido na formulação do enunciado. No entanto, como o que se pedia no resultado final era a soma de filhas e filhos, essa alteração não interferia na resposta. 

Segundo o professor Thales Athanásio, do Curso Anglo, a estrutura do exercício é, na verdade, bem comum, e já apareceram questões em outros vestibulares similares a esta. O problema desta vez é a proximidade física e temporal com a Fuvest, que também é um grande vestibular paulista.