Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Unicamp 2023: 1ª fase abordou transfeminismo e armamento

Atualidades foram destaque na prova; veja alguns temas citados por candidatos que já começaram a deixar os locais de aplicação

Por Karolina Monte, Juliana Morales
Atualizado em 6 nov 2022, 18h47 - Publicado em 6 nov 2022, 16h25

* Esta reportagem está sendo atualizada em tempo real 

* Confira aqui o gabarito extraoficial da primeira fase da Unicamp 2023

Como era esperado, a Unicamp 2023 tratou de vários temas atuais na prova da primeira fase, como o bicentenário da Independência do Brasil e armamento. Os primeiros estudantes que deixaram os locais de prova já começaram a comentar sobre as questões aplicadas neste domingo (6).

A estudante Júlia Borges, de 23 anos, candidata do curso de artes visuais, contou ao G1 que apareceram tópicos relevantes, como o feminismo e transfeminismo. Maria Eduarda Lopes, estudante de 18 anos, destacou que a prova trouxe uma efeméride importante deste ano: o bicentenário da Independência do Brasil.

Em busca de uma vaga em Biologia, Samara Betinatti de Aquino, 17 anos, conta ao GUIA DO ESTUDANTE que achou a prova de exatas bem difícil, enquanto a parte de humanas foi “pura interpretação de texto”. A jovem destaca na parte de atualidades a abordagem sobre a Cracolândia. “A partir da análise de uma imagem, a prova falou sobre a mudança de lugar da Cracolândia e o fato da polícia ir atrás todas as vezes”, conta.

A Unicamp seguiu, então, um caminho que vem trilhando há alguns anos: desenvolver uma prova conectada com o que está acontecendo no Brasil e no mundo. No ano passado, por exemplo, a prova já havia tratado temas contemporâneos como as polêmicas em torno da cloroquina, o termo “cringe”, e até o ator Joaquin Phoenix, que protagonizou o personagem Coringa.

Continua após a publicidade

Confira alguns dos temas da 1ª fase da Unicamp

  • Bicentenário da Independência do Brasil
  • Porte de armas
  • Covid-19
  • Feminismo e transfeminismo
  • Guerra da Etiópia
  • Cracolândia

Cobertura completa

O GUIA DO ESTUDANTE está realizando a cobertura completa da Unicamp 2023 aqui no site e também nas redes sociais. Você poderá conferir depois da prova o gabarito extraoficial, os comentário dos professores sobre cada disciplina e qualquer novidade que ocorrer nesta edição do vestibular.

Calendário da Unicamp 2023

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) informou que a lista de convocados para a segunda fase do vestibular 2023 da Unicamp será divulgada em 3 de dezembro. Os candidatos poderão acessar o resultado por meio do site da comissão. Confira mais datas importantes:

Primeira fase: 6 de novembro de 2022

Divulgação da lista de convocados para a segunda fase: 3 de dezembro

Segunda fase: 11 e 12 de dezembro de 2022

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Provas de habilidades específicas: 4 a 6 de janeiro de 2023

Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro de 2023

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

Publicidade
Unicamp 2023: 1ª fase abordou transfeminismo e armamento
Universidades
Unicamp 2023: 1ª fase abordou transfeminismo e armamento
Atualidades foram destaque na prova; veja alguns temas citados por candidatos que já começaram a deixar os locais de aplicação

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.