A partir das 9h desta terça-feira (7) e até as 17h do dia 9 de fevereiro, os candidatos convocados na primeira chamada do vestibular da Unicamp 2023 devem realizar a matrícula pela internet. O processo deve ser feito pelo site da Comvest, utilizando o número de inscrição, a data de nascimento e a mesma senha criada durante o ato de inscrição. Os candidatos que não realizarem a matrícula pelo site até a quinta-feira (9) perderão a vaga.
+ Unicamp 2023: confira a lista de aprovados no vestibular
Para concluir a matrícula online, os convocados deverão enviar na plataforma cópias digitalizadas dos documentos – entre eles uma foto 3×4 e Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para mais informações sobre esse processo, a universidade disponibilizou um tutorial, confira clicando aqui.
Será preciso anexar um comprovante de vacinação contra a covid-19, contendo as doses obrigatórias e de reforço.
Entre os candidatos que foram aprovados pelo sistema de cotas étnico-raciais há a necessidade de enviar uma autodeclaração conforme o modelo anexado no Manual do Candidato. O documento será submetido à análise da Comissão de Averiguação. Os candidatos que autorizaram o uso de fotografia facial como parte do processo de validação, e tiveram sua imagem averiguada e aprovada pela banca, receberão um e-mail com a indicação da validação da matrícula e a orientação para os passos seguintes.
Já os que não autorizaram, ou tiveram sua fotografia classificada como inconclusiva pela banca de heteroidentificação, precisarão participar de uma análise complementar, que consiste em uma entrevista via Google Meet. Estes candidatos também receberão por e-mail as orientações necessárias contendo a data e o horário da entrevista. Somente após a validação por parte da banca o candidato terá sua matrícula confirmada.
Atenção! Após a conclusão da matrícula, é recomendado a todos os candidatos salvar os relatórios disponibilizados pela plataforma, como a declaração de matrícula e a grade de horário das aulas. Além disso, será pedido que uma nova senha de login seja cadastrada. Esta valerá para ter acesso a todos os sistemas da Unicamp, incluindo wi-fi, biblioteca, e-mail institucional e plataforma online de aulas.
A lista com os aprovados na segunda chamada será divulgada no dia 13 de fevereiro.
Matrícula em segunda opção
O candidato que passou na segunda opção pode fazer a matrícula e ao mesmo tempo aguardar pelas próximas chamadas da primeira opção (no formulário de matrícula é preciso clicar em um campo manifestando esse interesse; veja imagem logo abaixo). Caso não realize a matrícula no curso escolhido como segunda opção, perderá a vaga, mas continuará concorrendo no curso indicado como primeira opção – podendo ou não ser chamado, de acordo com o andamento das matrículas e os critérios de classificação.
Plantão de dúvidas sobre a documentação
A Diretoria Acadêmica (DAC) da universidade estará disponível via Google Meet, neste link, nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 23 de fevereiro, das 9h às 16h, para tirar eventuais dúvidas sobre a documentação. Já as dúvidas sobre o processo de matrícula devem ser encaminhadas ao Fale com a DAC, com o assunto “Ingressantes 2023 – atendimento exclusivo”.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.