Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Unicamp 2023: o que esperar da primeira fase do vestibular

Entenda a estrutura da prova, o estilo das questões e confira algumas dicas para encarar a primeira etapa do exame

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 1 nov 2022, 11h11 - Publicado em 31 out 2022, 16h37

No dia 6 de novembro acontece a primeira fase do vestibular da Unicamp 2023. Nesta edição, mais de 61 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. 

+ Unicamp: confira os locais de prova da primeira fase

Na primeira etapa do exame, os estudantes terão cinco horas para resolver uma prova de conhecimentos gerais com 72 questões de múltipla escolha. Cada questão terá quatro alternativas e valerá um ponto. Confira a distribuição por disciplina:

  • 8 questões de biologia;
  • 8 questões de inglês;
  • 8 questões de física;
  • 8 questões de química;
  • 8 questões de geografia (incluindo sociologia);
  • 8 questões de história (incluindo filosofia);
  • 12 questões de português (incluindo literatura);
  • 12 questões de matemática.

Mas para além dessas informações mais técnicas, é importante conhecer as características da prova, o estilo das questões e o padrão dos últimos anos. Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com Pedro Lorencini Junior, coordenador do Poliedro Curso de São Paulo, e Anderson Rodrigues, coordenador do Colégio Oficina do Estudante, que explicar o que você deve esperar da primeira fase da Unicamp 2023.

Como será a primeira fase da Unicamp?

Segundo os professores, as questões da primeira fase do vestibular Unicamp costumam exigir do candidato, além de conteúdos, a capacidade apurada de leitura e interpretação de textos, gráficos, tabelas, dentre outros recursos utilizados para auxiliar o candidato na resolução e entendimento do problema. Ou seja, são perguntas contextualizadas e que muitas vezes trazem temas da atualidades

Nesse sentido, é bom saber que a prova exige do candidato um bom conhecimento acerca do cenário atual do país, incluindo temas relacionados à economia, política e comportamento.

Continua após a publicidade

A Unicamp também é mais crítica em relação a esses temas atuais, e chega a abordar assuntos tidos como polêmicos. “É uma prova que não foge de temas difíceis e que, por isso, exige grande capacidade de compreensão e interpretação dos candidatos”, explica o coordenador do Poliedro.

Segundo o especialista, como a prova da Unicamp também pede a interpretação de imagens, gráficos e fluxogramas, é importante saber fazer análises e correlações entre as informações para chegar à resposta da questão. É o que as bancas chamam de competência leitora

Por fim, um dos grandes diferenciais da Unicamp está no tempo médio que o candidato tem para resolver cada questão da prova de primeira fase. Diferentemente da Unesp e da Fuvest, a prova é composta de 72 questões, e não de 90. O tempo total da prova, no entanto, é o mesmo: cinco horas. Com isso, na Unicamp o candidato tem pouco mais de 4 minutos para responder a cada pergunta e por isso pode fazer a prova com mais tranquilidade.  

Dicas para a primeira fase da Unicamp

Agora que você já conhece melhor o estilo da prova e sabe o que esperar da primeira fase, confira algumas dicas dos professores para conquistar um bom resultado nessa etapa do vestibular da Unicamp: 

– Como a prova é trabalhosa e as questões exigem tempo para pensar, a gestão do tempo é muito importante. Uma dica é realizar primeiro as questões mais fáceis e imediatas, e deixar aquelas consideradas mais difíceis para o final;

Continua após a publicidade

– Por isso, o estudante deve tomar cuidado com as “perdas de tempo”. Ficar muito tempo em um único problema pode esgotar o tempo de outras questões, que muitas vezes eram de mais fácil resolução. Por isso, vale lembrar a importância de pular as perguntas que não souber de primeira ou que perceber que levará muito tempo para resolver.

– Uma outra dica é ir com uma ordem de prova já definida. Ou seja, se nos simulados ou provas anteriores a primeira matéria que você costuma fazer é português, então, no dia do vestibular, começará por português e seguirá a ordem treinada durante o ano de preparação. 

– O vestibular da Unicamp exige bastante conhecimento de assuntos da atualidade e acontecimentos cotidianos importantes. Por isso, é importante ficar atento aos principais fatos que aconteceram no Brasil e no mundo e se manter atualizado por meio de veículos confiáveis. 

– A Unicamp também cobra a leitura de obras obrigatórias. E essa leitura é importante justamente pelo peso das questões no vestibular, que aparecem tanto na primeira fase quanto na segunda. Uma dica para esta reta final é olhar os resumos das obras e tentar se aprofundar no que seriam as principais características de cada uma delas (por exemplo, o contexto em que foram criadas e os eventos que trazem em destaque). 

Confira aqui podcasts e resumos das obras cobradas na Unicamp.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Por fim, não se esqueça que alimentação equilibrada e boas noites de sono são fundamentais nessa reta final. Dessa forma você pode encarar a prova com concentração e foco.

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Publicidade
Unicamp 2023: o que esperar da primeira fase do vestibular
Universidades
Unicamp 2023: o que esperar da primeira fase do vestibular
Entenda a estrutura da prova, o estilo das questões e confira algumas dicas para encarar a primeira etapa do exame

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.