A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) abriu, nesta segunda-feira (1), as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023 e anunciou uma série de mudanças no processo seletivo.
Dentre as novidades está a antecipação da segunda fase do vestibular para o mês de dezembro, já anunciada anteriormente. No comunicado desta segunda (1), a comissão organizadora também informou sobre mudanças no reconhecimento facial e na formulação da prova de segunda fase. Confira:
Inclusão na modalidade Enem-Unicamp
Outra novidade, que beneficia especialmente os estudantes oriundos de escolas públicas, é a antecipação da inscrição na modalidade Enem-Unicamp.
Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção para estudantes do ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos, gratuitamente, na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro.
Reconhecimento facial para averiguação de cotas
A Comvest anunciou que usará as imagens de reconhecimento facial coletadas durante a segunda fase do vestibular no processo de verificação para candidatos que optarem pelas cotas étnico-raciais.
O objetivo, segundo a banca, é facilitar o processo de ingresso dos que forem aprovados: todos os candidatos cotistas validados pelo reconhecimento facial estarão liberados do procedimento padrão das bancas de averiguação, utilizado nos últimos anos.
A Comvest ressalta que a etapa de reconhecimento facial não excluirá nenhum candidato, valendo apenas para pareceres positivos no processo de heteroidentificação.
Formato da segunda fase
Em relação ao formato das provas, a Comvest irá manter 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, com cinco horas de prova. Já na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de Linguagens e a transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova.
O ajuste permitirá que os candidatos tenham mais tempo para responder às perguntas, sobretudo no segundo dia de provas. O tempo para realização segue sendo de cinco horas em cada dia.