Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unicamp divulga a relação candidatos-vaga por curso do vestibular 2022

Confira as dez carreiras mais procuradas na Unicamp 2022 e o calendário atualizado

Por Juliana Morales 28 set 2021, 12h10

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou o total de inscritos para a Unicamp 2022 e a relação candidatos-vaga por curso, nesta terça-feira (28). Ao todo, 63.297 candidatos se inscreveram para concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação.

As dez carreiras mais procuradas no vestibular da Unicamp 2022 são:

  • Medicina;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Ciência da Computação;
  • Ciências Biológicas;
  • Engenharia da Computação;
  • Comunicação Social-Midialogia;
  • Farmácia; Enfermagem;
  • Ciências Econômicas (Integral e Noturno);
  • História.

Segundo a Comvest, a relação candidatos-vaga geral teve um pequeno aumento, passando de 24 para 24,9% este ano. A tabela com a relação candidatos-vaga completa está no site da Comvest – confira neste link.

Inscrições e a inclusão social

Na edição 2021, a Comvest registrou um recorde histórico de 77.653 inscritos. Neste ano, houve uma queda no número de candidatos na Unicamp, como também aconteceu com o Enem. No começo deste mês, a Comvest estendeu o prazo final para as inscrições, e conseguiu obter a adesão de mais oito mil estudantes, incluindo aproximadamente mil que haviam sido comtemplados com a isenção, mas não tinham efetivado a inscrição

O percentual de estudantes de escolas públicas registrado foi de 30,5%. O índice de candidatos autodeclarados pretos e pardos ficou em 19,1% e o percentual de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 10,7% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2022. O percentual de estudantes inscritos que foram beneficiados pela isenção da taxa de inscrição está entre os maiores dos últimos anos, com 11,5% do total de candidatos, representando 7.267 inscritos.

Em nota para a imprensa, o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou que a queda era esperada. “Era esperada diante do contexto de desmobilização estudantil e também forte crise econômica que faz com que muitos adiem sua preparação ou mesmo o ingresso em uma universidade pública”, observou.

Como é o vestibular da Unicamp

A primeira fase é constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. A distribuição das questões é a seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

Continua após a publicidade

Na segunda fase, as provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). As questões são dissertativas.

Calendário Unicamp 2022 atualizado

Divulgação dos locais de prova da primeira fase: 25 de outubro

Primeira fase: 7 de novembro

Divulgação dos aprovados na primeira fase: 13 de dezembro

Segunda fase: 9 e 10 de janeiro de 2022

Provas de Habilidades Específicas: 13 a 15 de janeiro de 2022

Divulgação da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade
Publicidade