A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta quarta-feira (14) as expectativas da banca em relação às duas redações obrigatórias da primeira fase do vestibular 2012 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A prova foi realizada no último domingo (11) e teve, além das redações, 48 questões de múltipla escolha.
Confira abaixo o comentário oficial sobre cada proposta:
TEXTO 1 |
Leia a proposta e a correção feita pelo cursinho Oficina do Estudante |
Espera-se que o candidato, colocando-se na posição de um estudante de ensino médio, escreva um resumo que apresente à comunidade escolar a matéria "Pessimismo", em um painel cuja temática são características psicológicas e suas implicações. Nesse resumo deverão estar necessariamente presentes o ponto de vista da matéria – a importância de uma postura pessimista diante do mundo ou a necessidade de equilibrar as visões pessimista e otimista – e argumentos que sustentam, na matéria, tal ponto de vista. Isso implica que os argumentos mobilizados deverão ser apenas aqueles que se encontram na matéria. Salienta-se que um resumo não é uma lista de itens, mas um texto articulado, isto é, cuja estrutura interna propicia progressão temática. Além disso, a atividade de resumo pressupõe uma habilidade de leitura bastante desenvolvida, devendo o leitor ser capaz de apreender a estrutura informacional e argumentativa do texto a ser resumido. Uma leitura que não perceba a estrutura temática em sua progressão pode levar a um resumo que se limite a recortar as informações na sequência em que ocorrem no texto. No caso específico da atividade proposta, temos, de um lado, a relevância do pessimismo como uma baliza do mundo real para a boa consecução das ações coletivas do homem em sociedade. E, de outro lado, os perigos que o excesso de otimismo pode trazer para as sociedades, especialmente no plano político. No plano individual, o otimismo puro e simples pode ser fonte de angústias, uma vez que a realidade da vida raramente corresponde às situações idealizadas que o otimista constrói. |
TEXTO 2 |
Leia a proposta e a correção feita pelo cursinho Oficina do Estudante |
Espera-se que o candidato, assumindo a posição de um leitor assíduo dos órgãos midiáticos, escreva uma carta ao jornal responsável pela publicação da matéria "Cães vão tomar uma ‘gelada’ com cerveja pet", para criticar o fato de não haver referência às implicações que o produto noticiado pode ter sobre o consumo de álcool por adolescentes. A crítica deve estar fundamentada em dados fornecidos pela matéria "Vergonha nacional", que mostram que o consumo de álcool por adolescentes ocorre frequentemente no próprio ambiente familiar. O gênero em questão, carta para jornal, implica que o texto deve se sustentar pela interlocução construída, fazer referência explícita à matéria que é objeto da crítica e, além disso, ter uma construção argumentativa que permita ao leitor compreender o objetivo da carta. Espera-se que o candidato seja capaz de construir a argumentação necessária para que o texto seja eficaz no seu propósito, seguindo a direção argumentativa fornecida. Dos passos argumentativos necessários, há um que depende da inferência do candidato: a articulação entre as informações presentes na pesquisa reproduzida e a notícia sobre a cerveja para cachorros. Animais domésticos são objeto de afeto no âmbito familiar, e o consumo de álcool por adolescentes se dá com muita frequência nesse mesmo ambiente social. O produto noticiado – uma cerveja para cães -, ainda que sem álcool, pode funcionar como um estímulo subliminar para os adolescentes consumirem bebidas alcoólicas. |
– Unicamp divulga gabarito do vestibular 2013; veja sua porcentagem de acertos
– Primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp foi considerada mais tranquila do que no ano anterior
– Unicamp 2013: correção completa da primeira fase do vestibular – cadernos Q/Z
Resultados e 2ª fase
O resultado da primeira fase e os locais de prova da próxima etapa serão divulgados no dia 21 de dezembro. No dia 3 de janeiro de 2013 serão divulgadas as notas da primeira fase, no site da Comvest.
A segunda fase, realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013, terá todas as provas discursivas, sendo:
– 1º dia – prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e prova de matemática;
– 2º dia – prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa;
– 3º dia – prova de ciências da natureza.
LEIA MAIS:
– Notícias de vestibular e Enem