Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unicamp encerra inscrições para vestibular 2013 nesta sexta-feira (14)

Prova da primeira fase será aplicada em 11 de novembro

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52 - Publicado em 13 set 2012, 18h03

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerra nesta sexta-feira (14) as inscrições para o vestibular 2013. Para participar o candidato deve se cadastrar pela internet, no site da Comissão Permanete para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). São oferecidas 3.444 vagas em 68 cursos da própria universidade e dois da Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). A taxa de inscrição é de R$ 135.

– Faça sua inscrição no vestibular 2013 da Unicamp

– Unicamp divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2013

– Fuvest e Unicamp divulgam lista de livros para vestibular 2013

 

A primeira fase acontecerá em 11 de novembro e será composta por duas partes: a redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio.O resultado desta etapa será divulgado em 21 de dezembro. A segunda fase ocorrerá de 13 a 15 de janeiro, com provas discursivas. No primeiro dia serão as provas de Língua Portuguesa e de Literatura e de Matemática; no segundo dia serão as provas de Ciências Humanas e Artes e de Língua Inglesa. No último dia será aplicado o exame de Ciências da Natureza.

Isenção e Redução da taxa

A Unicamp divulgou na última sexta-feira (17) o resultado dos pedidos de isenção de taxa. Mais de 4 mil candidatos foram beneficiados. Para participar do vestibular, o estudante deverá inscrever-se no vestibular, informando o código específico de candidato isento. Quem quiser pedir a redução de 50% da taxa de inscrição poderá fazer isso daas 9h do dia 21 às 17h de 24 de agosto. Para solicitar, o estudante deverá preencher os seguintes requisitos:

– Ser estudante regularmente matriculados em uma das séries do Ensino Fundamental ou Médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação);

Continua após a publicidade

– Estar desempregado ou receber menos de dois salários mínimos por mês

Os estudantes que fizerem a declaração de interesse pela redução parcial deverão comparecer com a documentação que comprove sua situação (originais e cópias) no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, em 28 de agosto, das 9h às 20h. A lista de documentos necessários para comprovar a condição do estudante está disponível nesta página. A lista de beneficiados com a redução de 50% da taxa de inscrição será divulgada em 31 de agosto, no site da Unicamp.

Mudanças

Agora os candidatos produzirão apenas dois textos de gêneros diversos na prova obrigatória de redação, diferente do vestibular anterior, no qual os candidatos deveriam redigir três textos. Além disso, também foram criados quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações (50 vagas), Sistemas de Informação (45 vagas), Engenharia Ambiental (60 vagas), todos em Limeira, e Engenharia Física (15 vagas), no campus de Campinas.

O número de convocados para a segunda fase também se alterou. Em vez de desse número ser oito vezes maior que o de vagas, essa quantia cai para seis vezes o número de vagas.

Sobre os locais de prova, as cidades de Curitiba e Rio de Janeiro deixarão de aplicar o exame da Unicamp.

Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão usadas para compor a classificação para a segunda fase caso o Ministério da Educação (MEC) envie o resultado do exame de 2012 até 30 de novembro para a Comvest. Caso contrário, tanto as notas do Enem 2011 quanto a do Enem 2012 não serão contabilizadas para nenhum candidato. Se o resultado for enviado até 15 de janeiro, a Unicamp usará o Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular.

LEIA MAIS

– Dicas de vestibular

– Saiba tudo sobre o Enem

Continua após a publicidade
Publicidade