Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Unicamp realiza nesta terça (14) último dia de provas da segunda fase

Para professores, segundo dia cobrou conhecimentos muito específicos

Por Ana Prado Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54 - Publicado em 14 jan 2014, 12h28

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza nesta terça-feira (14) seu terceiro e último dia de provas da segunda fase de seu vestibular. Assim como nos dois dias anteriores, a prova terá quatro horas de duração, começando às 13h, e traz 24 questões dissertativas – desta vez, de Ciências da Natureza.

O GUIA DO ESTUDANTE trará a correção da prova em parceria com o cursinho Oficina do Estudante.

No domingo (12), os 15,7 mil candidatos convocados para esta etapa tiveram de responder questões de Português e Matemática. Na segunda (13), foi a vez de Ciências Humanas, Artes e Língua Inglesa.

>> Baixe a prova da primeira fase
>> Baixe as provas do primeiro dia da segunda fase
>> Baixe as provas do segundo dia da segunda fase

Para professores, segundo dia cobrou conhecimentos muito específicos

Se o primeiro dia da segunda fase cobrou conhecimentos mais básicos, a prova de ontem (13) surpreendeu por ter questões sobre temas considerados específicos demais pelos professores ouvidos pelo GUIA. Foram nove questões de História, nove de Geografia e seis de Inglês.

“A prova, como um todo, foi bem elaborada e nenhuma questão apresentou falhas em seu enunciado, o que é bom porque não prejudica injustamente o aluno que se preparou bem”, diz o professor Luís Ricardo Arruda, coordenador-geral do Anglo Vestibulares. “Mas foi difícil e cansativa”, completa. Para ele, a prova de Geografia foi abrangente e cobriu todos os grandes temas da matéria, e a de inglês, apesar de não exigir um bom vocabulário, acertou ao apresentar textos de diferentes estilos.

Já em História, os professores estranharam uma questão sobre o Império Carolíngio, tema pouco abordado no Ensino Médio. “Ela cobrava o conteúdo pelo conteúdo. Esse tema é pouco explorado no Ensino Médio porque é muito específico e não contribui para o aluno entender o processo histórico como um todo – é mera informação de almanaque”, critica Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

Continua após a publicidade

O professor Arruda concorda: “Às vezes aparecem questões sobre temas muito específicos, mas geralmente elas vêm acompanhadas de um texto com informações para ajudar o candidato. Não foi o caso aqui – a pergunta foi direta”, diz.

Próximas datas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre 20 e 24 de janeiro de 2014. As informações específicas sobre essas provas já podem ser consultadas no site da Comvest.

Resultado e matrículas

A chamada para Matrícula Virtual será divulgada dia 3 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a Matrícula Virtual em 4 ou 5 de fevereiro, exclusivamente no site da Comvest, em formulário específico.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

 

Continua após a publicidade
Publicidade