Unicamp registra menor abstenção em 15 anos na primeira fase do vestibular 2026
Vestibular foi aplicado a 57.718 candidatos na manhã deste domingo (26); a prova transcorreu sem incidentes relevantes
A primeira fase da Unicamp 2026 foi aplicada neste domingo (26), das 9h às 14h, em 37 cidades brasileiras — 31 em São Paulo e seis capitais fora do estado. De acordo com a Comvet (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), 57.718 candidatos realizaram a prova, o que representa 93,6% de presença. A taxa de abstenção, de 6,4%, foi a menor registrada nos últimos 15 anos.
+ Gabarito Unicamp 2026: correção extraoficial da primeira fase
Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o resultado reforça o sucesso da decisão de realizar o exame no período da manhã, medida adotada pela primeira vez em 2023.
“Esse horário é bem recebido pelos candidatos e tem se mostrado acertado, inclusive pelo conforto térmico e pela satisfação geral dos participantes”, afirmou em coletiva de imprensa. Em Campinas, a abstenção foi de 7,7%, enquanto em São Paulo ficou em 5,6%. As menores taxas foram registradas em Valinhos (3,5%) e São João da Boa Vista (3,6%).
A prova, composta por 72 questões objetivas de múltipla escolha, avaliou conhecimentos das áreas do Ensino Médio — entre elas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Inglês — e transcorreu sem incidentes relevantes. Cerca de 3.500 funcionários trabalharam na aplicação.
Prova contemporânea e ligada nos jovens
Durante coletiva, José Alves e a coordenadora pedagógica Márcia Gagliardi destacaram o caráter contemporâneo e interdisciplinar da prova. Segundo eles, o exame buscou relacionar conteúdos escolares com temas atuais, como meio ambiente, direitos humanos, linguagem e cultura digital.
“Tivemos questões que trataram desde o uso de baterias e mudanças climáticas até discussões sobre preconceito linguístico, protagonismo feminino e geopolítica contemporânea”, disse Márcia.
+ 1ª fase da Unicamp 2026 tem questão sobre Fernanda Torres
Entre os destaques, estiveram questões inspiradas no filme “Ainda Estou Aqui” — duas delas na prova de inglês — e referências visuais e midiáticas, como memes e imagens de obras de arte. “É uma prova atenta ao repertório cultural dos jovens, que valoriza a leitura crítica de textos, gráficos e imagens”, completou Alves.
Os candidatos concorrem a 2.530 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação. Outras 838 vagas serão preenchidas por meio do Enem-Unicamp, do Vestibular Indígena e do Provão Paulista.
+ Veja os cursos mais concorridos da Unicamp 2026
Gabarito oficial sai na quarta
O gabarito oficial será divulgado na próxima quarta-feira (29), no site da Comvest. A lista de candidatos convocados para a segunda fase, que acontece em 30 de novembro e 1º de dezembro, será publicada em 24 de novembro, junto com as notas de corte e os locais de prova.
As provas de Habilidades Específicas dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música serão aplicadas entre 3 e 5 de dezembro, em Campinas.
A Unicamp é a única universidade estadual paulista que aplica a primeira fase de seu vestibular também fora do estado, com locais em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. Segundo a Comvest, a ampliação busca reforçar o caráter nacional do exame e atrair estudantes de diferentes regiões do país.
Cronograma Unicamp 2026
Inscrições: 1 de agosto a 1 de setembroProvas de competências específicas (música): 15 a 30 de setembro (virtualmente)- 1ª Fase: 26 de outubro
- 2ª Fase: 30 de novembro e e 1º de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 3 e 5 de dezembro, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito Unicamp 2026: correção extraoficial da primeira fase
Qual o feminino de dragão?
Unicamp 2026: acompanhe a correção comentada do gabarito
Qual o coletivo de “gaviões”?
“Prova de média para difícil”, avaliam professores sobre 1ª fase da Unicamp 2026