“Unicamp tem um novo vestibular muito trabalhoso”, diz coordenador de cursinho
Estudantes fizeram a nova prova da primeira fase do vestibular, com três redações e 48 questões de múltipla escolha
Neste domingo, mais de 53 mil estudantes fizeram a prova da primeira fase do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela primeira vez, os candidatos realizaram uma prova diferente, com 48 questões de múltipla escolha e três redações obrigatórias.
Para o professor de redação Maurício Soares Filho, do cursinho Anglo, de São Paulo, o novo formato da prova agradou bastante. "As redações estão muito melhores. Os textos estão de acordo com a realidade do estudante. Eles tiveram que escrever, por exemplo, um comentário em um site e um discurso de um líder de um grêmio estudantil. Mas, a prova ficou muito longa", diz o professor.
– Confira o gabarito e a correção completa da primeira fase do vestibular 2011 da Unicamp
Além de trazer textos mais próximos do cotidiano do candidato, as novas redações estão de acordo com a exigência da universidade, que diz que as redações não podem ser treinadas. "Com temas tão diferentes fica mais difícil para o professor dizer para o aluno como será uma prova dessa. Isso é muito bom, porque além de forçar o estudante a conhecer todo o tipo de texto, faz com que o professor tenha que se reinventar", afirma o professor Maurício.
Falta de tempo
"Gostaria de parabenizar o vestibular da Unicamp pelas questões muito bem-feitas, mas acho que com o novo formato da prova os estudantes tem muito trabalho de uma vez só. O vestibular ficou muito trabalhoso", afirma o coordenado do cursinho Anglo, Nicolau Marmo.
De acordo com o coordenador, o novo vestibular da Unicamp trouxe questões bem contextualizadas e com bastante interdisciplinaridade. "Acho que as questões estão bem dentro do programa do ensino médio. Mas, ainda acho que são poucas questões. Deveria, por exemplo, ter 10 perguntas de química, e não apenas cinco. Dessa forma, eles avaliariam ainda melhor o estudante", observa Nicolau Marmo.
Mas, o coordenador concorda que para manter o novo formato da prova, com três redações obrigatórias, não tem como ser diferente. "A proposta das três redações é bem bacana, pois eles conseguiram fazer trazer textos bem objetivos, mas dessa forma é impossível aumentar os números de questões", comenta.
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