Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

“Unicamp tem um novo vestibular muito trabalhoso”, diz coordenador de cursinho

Estudantes fizeram a nova prova da primeira fase do vestibular, com três redações e 48 questões de múltipla escolha

Por por Mariana Nadai
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h26 - Publicado em 21 nov 2010, 21h25

Neste domingo, mais de 53 mil estudantes fizeram a prova da primeira fase do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela primeira vez, os candidatos realizaram uma prova diferente, com 48 questões de múltipla escolha e três redações obrigatórias.

Para o professor de redação Maurício Soares Filho, do cursinho Anglo, de São Paulo, o novo formato da prova agradou bastante. "As redações estão muito melhores. Os textos estão de acordo com a realidade do estudante. Eles tiveram que escrever, por exemplo, um comentário em um site e um discurso de um líder de um grêmio estudantil. Mas, a prova ficou muito longa", diz o professor.

– Confira o gabarito e a correção completa da primeira fase do vestibular 2011 da Unicamp

Além de trazer textos mais próximos do cotidiano do candidato, as novas redações estão de acordo com a exigência da universidade, que diz que as redações não podem ser treinadas. "Com temas tão diferentes fica mais difícil para o professor dizer para o aluno como será uma prova dessa. Isso é muito bom, porque além de forçar o estudante a conhecer todo o tipo de texto, faz com que o professor tenha que se reinventar", afirma o professor Maurício.

Falta de tempo

"Gostaria de parabenizar o vestibular da Unicamp pelas questões muito bem-feitas, mas acho que com o novo formato da prova os estudantes tem muito trabalho de uma vez só. O vestibular ficou muito trabalhoso", afirma o coordenado do cursinho Anglo, Nicolau Marmo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

De acordo com o coordenador, o novo vestibular da Unicamp trouxe questões bem contextualizadas e com bastante interdisciplinaridade. "Acho que as questões estão bem dentro do programa do ensino médio. Mas, ainda acho que são poucas questões. Deveria, por exemplo, ter 10 perguntas de química, e não apenas cinco. Dessa forma, eles avaliariam ainda melhor o estudante", observa Nicolau Marmo.

Mas, o coordenador concorda que para manter o novo formato da prova, com três redações obrigatórias, não tem como ser diferente. "A proposta das três redações é bem bacana, pois eles conseguiram fazer trazer textos bem objetivos, mas dessa forma é impossível aumentar os números de questões", comenta.

LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
“Unicamp tem um novo vestibular muito trabalhoso”, diz coordenador de cursinho
Universidades
“Unicamp tem um novo vestibular muito trabalhoso”, diz coordenador de cursinho
Estudantes fizeram a nova prova da primeira fase do vestibular, com três redações e 48 questões de múltipla escolha

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.