Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Unicamp traz questões atuais e nível médio de dificuldade

Professores consideram que prova foi exigente com estudantes, mas manteve nível dos últimos anos; destaque vai para as questões interdisciplinares

Por Ana Lourenço
19 nov 2017, 20h26

A prova da primeira fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aplicada neste domingo (19), manteve o tradicional nível médio para difícil: “é uma prova extremamente atual, contextualizada, que exige conhecimento, domínio da matéria, boa formação. Cai bastante aplicação de conceitos e domínio sobre vocabulário”, comenta Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

“Foi a melhor prova da primeira fase da Unicamp dos últimos cinco anos”, diz Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. “Este ano eles consolidaram o modelo de 90 testes, com questões interdisciplinares em que o aluno realmente precisou mobilizar conceitos de duas disciplinas pra responder corretamente”, comenta.

Os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo comum do ensino médio: 13 língua portuguesa e literatura, 13 de matemática, 9 de história e 9 de geografia (incluindo filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês, além de 12 questões interdisciplinares.

Continua após a publicidade

No geral, as provas mantiveram o mesmo nível de dificuldade dos anos anteriores. “Um destaque foi a prova de história, que consideramos difícil, de certa maneira bastante acadêmica e conceitual. Em contrapartida, matemática foi mais tradicional, muito técnica”, explica Daniel Perry, coordenador do Anglo Vestibulares.

“Os professores consideram a prova linda, mas o aluno deve ter achado bem mais difícil do que do ano passado. Foi muito mais exigente com relação a detalhes e informações específicas”, comenta Célio.

Próximas datas

gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (23). A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 11 de dezembro, e as provas serão nos dias dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018.

Continua após a publicidade

Para cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), os exames ocorrerão no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.

A primeira chamada para matrícula será publicada em 8 de fevereiro.

Concorrência

As carreiras mais concorridas do vestibular são Medicina, com 279 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (97,6); Ciências Biológicas (51,8); Midialogia (48,5); Engenharia Química (34,8); Odontologia (32,1); História (31,8); Engenharia Civil (31,7); Engenharia de Produção (31,6) e Artes Cênicas (31,5).

Publicidade
Publicidade
Unicamp traz questões atuais e nível médio de dificuldade
Universidades
Unicamp traz questões atuais e nível médio de dificuldade
Professores consideram que prova foi exigente com estudantes, mas manteve nível dos últimos anos; destaque vai para as questões interdisciplinares

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.