PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Unicamp usa tecnologia para prevenir cola no vestibular

Sistema detecta qualquer sinal de celular (WiFi ou bluetooth) e radiofrequência

Por redação
Atualizado em 19 nov 2017, 09h05 - Publicado em 19 nov 2017, 09h05
Estudante fazendo redação
 (asiseeit/iStock)
Continua após publicidade

Para prevenir as “colas eletrônicas”, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) adotou um sistema, para o vestibular 2018, que detecta qualquer sinal de celular (WiFi ou bluetooth) e radiofrequência.

Os sinais são captados por uma rede de sensores, instaladas nas salas e nos banheiros do local do exame, e que fica conectada a um software em nuvem. O software transfere as informações, em tempo real, para uma central de controle.

 

 

“Na tela do computador aparecem a frequência do sinal, local, hora e até a operadora – se for o caso de celular”, conta Eduardo Neger, diretor de Engenharia da Neger Telecom, empresa que desenvolveu a tecnologia em parceria com pesquisadores do Laboratório de Inteligência Espectral da Unicamp. “O sistema é tão sofisticado que conseguimos detectar até sinais de radiofrequência de aparelhos clandestinos não homologados pela Anatel”, acrescenta.

Segundo ele, com base nessas informações, os fiscais do concurso conseguem identificar o fraudador mais facilmente, pois o sistema dá com precisão o local de onde está sendo emitido o sinal. Atualmente, alguns organizadores de concursos têm adotado sistemas com essa mesma finalidade, porém, como limitações tecnológicas. O rastreamento do sinal é feito individualmente, candidato por candidato, como se fosse um detector de metal. Ou seja, o fraudador pode ligar o celular depois de terminada a fiscalização e fazer a cola eletrônica sem ser flagrado.

Provas

A primeira fase do vestibular 2018 da Unicamp acontece neste domingo (19), a partir das 13h. Os portões serão abertos às 12h.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A segunda fase acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. Para cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), os exames ocorrerão no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.

A edição 2018 teve recorde de inscritos: 83.779, 10 mil a mais do que o registrado no ano passado, um aumento de 14%. Antes, o maior número de inscritos havia sido registrado no vestibular 2016, que teve 77 mil inscritos.

 

Publicidade
Unicamp usa tecnologia para prevenir cola no vestibular
Universidades
Unicamp usa tecnologia para prevenir cola no vestibular
Sistema detecta qualquer sinal de celular (WiFi ou bluetooth) e radiofrequência

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.