Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Universidade do Hambúrguer forma pessoas para trabalhar no serviço de fastfood

Ao terminar curso, estudante recebe diploma de "hamburgologia"

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 2 Maio 2011, 18h45

O ano está chegando a sua metade e diversas universidades de todo o Brasil já estão anunciando as datas de seus processos seletivos. Mas, e se ao invés de fazer o vestibular para a Universidade de São Paulo (USP) ou para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), você decide concorrer a uma vaga na Universidade do Hambúrguer? Isso mesmo, apesar do nome estranho, a instituição de ensino técnico da rede de restaurantes fastfood McDonald’s já formou 275 mil pessoas em todo o mundo.

– Universidades paulistas divulgam datas de provas

Fundada em 1961, em Illinois, nos Estados Unidos, a Hamburger University (HU), ou Universidade do Hambúrguer, tem como foco ensinar seus funcionários a administração da empresa. O curso mais procurado, por exemplo, é o Liderança de operações Práticas em Restaurantes, que se destina aos gerentes das lanchonetes.

No curso, que tem duração de cinco dias, os alunos são ensinados a comandar equipes, recebem dicas de como aumentar as vendas, além de serem treinados a ter sangue-frio. Para este último requisito o estudante realiza um teste em que o objetivo é administrar um drive-thru lotado.

A escola possui filias na Alemanha, na Austrália, no Japão, Inglaterra, na China e no Brasil. Aqui a universidade foi fundada 1997, em Barueri, na região metropolitana de São Paulo – local onde também se localiza a sede da empresa no país – e já treinou mais de 57 mil pessoas.

A unidade mais recente da Universidade do Hambúrguer é a chinesa, inaugurada em 2010, que já formou cerca de 1.200 pessoas. A empresa tem investido pesado nesse campus, uma vez que precisa formar gerentes para assumirem a direção das 1.000 lanchonetes que pretende inaugurar no país nos próximos quatro anos – a China possui hoje 1.300 lojas do McDonald’s.

Continua após a publicidade

A UH só recebe estudantes que já são funcionários da empresa. A instituição oferece 40 cursos que são muito concorridos. Em Xangai, na China, por exemplo, a proporção é de 125 candidatos por vaga. Para se ter uma ideia, o curso de Medicina da USP, o mais concorrido da instituição, teve no último vestibular uma concorrência de 49,2 candidatos por vaga.

Ao fim do curso o estudante recebe um diploma de "hamburgologia". Além disso, o aluno pode aproveitar as horas de aulas na instituição como créditos válidos para graduação em outras faculdades.

Saiba mais sobre a Universidade do Hambúrguer no site da instituição.

*Com informações da revista Superinteressante

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

 

Continua após a publicidade
Publicidade