Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

USP abre inscrições para curso gratuito de introdução à programação

As aulas acontecerão ao vivo e serão ministradas nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho

Por Wender Starlles Atualizado em 14 jun 2021, 18h23 - Publicado em 14 jun 2021, 18h19

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, oferecerá 245 vagas para um curso online gratuito de introdução à computação e à programação. As inscrições começam nesta terça-feira (15) e vão até as 23h59 do dia 17. Qualquer pessoa pode participar, porque não há exigências de pré-requisitos.

De acordo com o ICMC, o objetivo do curso é ensinar para pessoas que não estejam familiarizadas com a área alguns conceitos fundamentais da computação, além de explicar noções básicas necessárias para a programação em computadores. Com base nesses conhecimentos, o aluno desenvolverá mais autonomia nos estudos.

As aulas acontecerão ao vivo e serão ministradas nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho, das 14h às 17h. Os participantes que realizarem 75% das atividades terão direito a certificado de conclusão.

Prédio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos.
Prédio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos. ICMC (USP)/Reprodução

Os seguintes tópicos serão abordados no curso:
1. A importância da Computação no mundo atual e suas aplicações;
2. Conceitos básicos sobre computadores: hardware, software, sistema operacional, compiladores e linguagens de programação;
3. Resolução computacional de problemas: projeto de algoritmos; estruturas de decisão e repetição; tipos de dados simples; tipos de dados compostos (vetores, matrizes, strings e registros); funções e procedimentos;
4. Prática simples com linguagem de programação de alto nível.

O link do formulário de inscrição para o curso será disponibilizado neste site.

  • Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade