logo-ge

USP abre pré-inscrições de curso de física para alunos do ensino médio

Curso acontece em São Carlos (SP) e permite vivenciar uma semana como cientista da universidade:

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP abriu as pré-inscrições para a edição 2018 da Escola de Física Contemporânea (EFC-2018). A atividade de extensão é voltada para alunos do ensino médio que se interessem pelo universo da ciência.

Além de colocar esses jovens em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, busca mostrar a importância da tecnologia na geração de conhecimento e despertar o interesse pelo empreendedorismo. Para isso, reforça o quanto o profissional da área de física pode contribuir, por exemplo, com pesquisas relacionadas ao setor industrial.

O curso irá ocorrer em regime de internato, no próprio IFSC, entre os dias 22 e 28 de julho. A programação é composta por encontros expositivos e experimentais ministrados por professores da USP, com aulas das 8 às 21 horas. Além de palestras e visitas monitoradas a diversos polos científicos e tecnológicos de ponta, a atividade aborda temas relacionados à Física Clássica e à Física Moderna.

Entre os pré-requisitos para os candidatos estão um bom desempenho acadêmico e participações de sucesso em olimpíadas de ciências.

Após a pré-seleção, os escolhidos serão avaliados por meio de um trabalho de conclusão de curso em formato de seminário.

O período para a pré-inscrição termina no dia 4 de maio. Para realizá-la ou saber mais sobre o curso, basta acessar o site da EFC-2018.