Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

USP fica em 2º em ranking das melhores universidades da América Latina

Unicamp caiu para 5º. Maioria das outras universidades brasileiras caiu na avaliação. O distanciamento do setor produtivo pode ser o maior problema

Por Taís Ilhéu
23 out 2019, 16h10

Mais um ano, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa o segundo lugar no QS World University Rankings: Latin America 2020, ranking que lista as melhores universidades latinoamericanas. O posto de primeiro lugar, ocupado pela USP até 2017, foi assumido pela Pontifícia Universidade Católica do Chile pelo terceiro ano consecutivo.

A Unicamp, embora continue no top 5, caiu duas posições em relação ao ano passado e agora ocupa o quinto lugar da lista. Vale apontar, no entanto, que embora as duas estaduais paulistas e a UFRJ continuem bem no ranking, entre as dez melhores, 57 das 94 universidades brasileiras participantes caíram de colocação. Enquanto retrocedemos, as universidades mexicanas são as que mais avançam: foi a Tecnológico de Monterrey quem tomou o terceiro lugar da Unicamp.

Em entrevista ao jornal O Globo, a especialista em educação da FGV Claudia Costin afirmou que a pouca inserção das universidades brasileiras no setor produtivo pode ser um dos motivos da queda. Mesmo a USP, que desponta como a melhor universidade da América Latina em pesquisa, caiu na nota dada por empregadores. A opinião é compartilhada por Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“O sistema de ensino superior brasileiro é um dos menos internacionalizados da OCDE, e a pesquisa da QS mostra que os estudantes se preocupam profundamente com a capacidade da universidade escolhida de melhorar suas perspectivas de emprego. Se a comunidade internacional estudantil perder a fé nas perspectivas de emprego oferecidas pelas instituições brasileiras, o recrutamento de talentos do exterior se tornará cada vez mais difícil”, afirmou. 

Além da entrevista com mais de 45 mil empregadores em todo o mundo, a QS também avalia a reputação acadêmica da universidade, o número de professores com doutorado, citações por docente, proporção docente/aluno, rede de pesquisa internacional e impacto na internet. 

Publicidade
USP fica em 2º em ranking das melhores universidades da América Latina
Universidades
USP fica em 2º em ranking das melhores universidades da América Latina
Unicamp caiu para 5º. Maioria das outras universidades brasileiras caiu na avaliação. O distanciamento do setor produtivo pode ser o maior problema

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.