logo-ge

USP fica entre as 50 melhores do mundo em seis áreas de concentração

Mais de 4 mil universidades foram avaliadas

A Shanghai Ranking, consultoria chinesa, divulgou a classificação de mais de 4 mil universidades em 54 áreas de concentração.

No chamado Global Ranking of Academic Subjects, a Universidade de São Paulo (USP) está entre as 50 melhores instituições do mundo em seis áreas de concentração: Ciências e Tecnologia dos Alimentos (7º lugar), Odontologia (9º), Ciências Agrícolas (11º), Ciências Veterinárias (25º), Biotecnologia (34º) e Farmácia e Ciências Farmacêuticas (41º).

As melhores posições são ocupadas por universidades dos Estados Unidos – as norte-americanas estão na primeira posição em 35 das 54 áreas –, seguidas por universidades chinesas e europeias.

O ranking analisa os dados bibliométricos das bases Web of Science e InCites, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente.

No Global Ranking of Academic Subjects de 2017, a USP foi classificada no ranking geral no grupo 151-200, sendo a única universidade da América Latina entre as 200 melhores do mundo.