Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

USP ocupa 232º lugar em ranking internacional de universidades

A Universidade de Harvard, nos EUA, lidera o ranking pelo 7º ano consecutivo

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 16 set 2010, 19h04

Foi divulgado nesta quinta-feira (16) o novo Ranking Mundial de Universidades 2010-11, realizado pela Times Higher Education, publicação especializada em ensino superior do jornal inglês The Times. Referência mundial, o ranking é aguardado anualmente por estudantes que ainda estão indecisos sobre qual curso ou faculdade fazer e pela comunidade acadêmica, que se baseia no ranking para direcionar parcerias de pesquisas. O ranking completo pode ser visto aqui.

Nenhuma instituição brasileira aparece entre as 200 melhores universidades do mundo. A primeira posição do país, e de toda a América Latina, ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a 232ª posição. A outra instituição brasileira no ranking é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aparece no 248º lugar.

Apesar de não estarem entre as potências mundiais, USP e Unicamp têm potencial para crescer. Segundo o relatório, essas universidades têm um bom aparato de pesquisa e investimentos do estado.

Nesta 7ª edição do ranking, os Estados Unidos se consolidaram como líderes da educação superior. Entre as 200 primeiras melhores instituições de ensino do mundo, 72 são norte-americanas e, na lista das dez melhores, as cinco primeiras estão localizadas no país.

 

Continua após a publicidade

ENTENDA: O que é PIB?
O Produto Interno Bruto é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos por um país em um ano. Além de ser a principal medida usada para avaliar o tamanho de uma economia, o PIB é usado pelo governo para calcular o orçamento de um país durante o ano.

A Universidade de Harvard é a primeira do ranking, lugar que ocupa há sete anos. A instituição, uma das mais conceituadas do país, formou muitas pessoas importantes dos Estados Unidos, entre elas o atual presidente do país, Barack Obama.

– Em outro ranking, USP está entre as 150 melhores do mundo. Confira!

Segundo a diretora do Times Higher Education, a boa colocação dos EUA é reflexo direto do investimento em educação. Enquanto países com tradição no ensino superior, como o Reino Unido, dedicam 1% do seu Produto Interno Bruto (PIB) à educação superior, os norte-americanos investem três vezes mais, destinando 3,1% do seu PIB (que equivalia, em 2008, último PIB divulgado, a um valor em torno de US$ 420 bilhões).

 LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade