Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

USP promove passeios culturais guiados – e gratuitos

Roteiros exploram patrimônio arquitetônico, cultural e científico da universidade e da capital paulista

Por da redação Atualizado em 9 fev 2017, 16h02 - Publicado em 9 fev 2017, 15h57

Para quem quer conhecer a Universidade de São Paulo (USP) e ainda fazer algum programa cultural, vale ficar de olho nos passeios guiados que a instituição oferece. Por meio do programa Giro Cultural da USP, são oferecidas quatro opções de roteiro, todas gratuitas.

Os passeios Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico são realizados no campus Butantã, na Cidade Universitária. Já o roteiro “A USP e a São Paulo Modernista” permite que o visitante conheça as principais obras e edificações modernistas espalhadas pela capital.

Saiba mais sobre cada um:

Vista Panorâmica

Visando situar e integrar o visitante ao campus, os mediadores contam a história da criação da USP e fornecem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus. A duração do passeio é de 1h30.

Acervo Científico

É o roteiro que permite conhecer um pouco do acervo, da pesquisa e da produção científica da USP em três museus da universidade: o Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária e o Museu de Geociências. A duração é de 2h30.

Continua após a publicidade

Acervo Cultural

O passeio permite conhecer alguns dos espaços e da produção de cultura do campus. Aborda exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias, entre outras coisas. Durante o percurso, os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake e outros monumentos. O roteiro tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O passeio também dura 2h30.

Esses três roteiros ocorrem de segunda a sexta-feira em dois horários: 10h e 14h. Para agendar a visita, os interessados devem entrar em contato com o Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail girocultural@usp.br. Os passeios em 2017 iniciam em fevereiro e recebem grupos com o mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas.

A USP e a São Paulo Modernista

Destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O itinerário inclui 25 pontos, com paradas no Parque da Independência – Museu Paulista, no Teatro Municipal e no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado no Parque do Ibirapuera. O passeio conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos.

O passeio acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. As inscrições são feitas pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720. São 40 vagas e o passeio tem duração de 4 horas.

GIRO CULTURAL USP
Site: www.prceu.usp.br/girocultural
Facebook: www.fb.com/giroculturalUSP

Continua após a publicidade
Publicidade