O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) aprovou, nesta quinta-feira (10), um novo modelo de ingresso na instituição via Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A modalidade, chamada Enem-USP, substituirá o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e já passa a valer para o ano letivo de 2023.
+ Fuvest 2023: tudo o que você precisa saber para a prova
“Vamos continuar utilizando o Enem, mas inserindo a nota em novo modelo que permitirá maior agilidade e abrangência no processo de chamada e de matrícula dos novos estudantes”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ao Jornal da USP. O principal objetivo da mudança é alinhar a entrada de todos os estudantes, já que até agora os candidatos convocados pelo Sisu acabavam iniciando o ano letivo com atraso em relação aos aprovados via Fuvest.
A sincronicidade na entrada de todos os alunos também deve facilitar o trabalho das comissões de heteroidentificação, criadas para evitar fraude no sistema de cotas étnico-raciais.
Ao todo, 2.936 vagas serão destinadas para o Enem-USP em 2023 – a mesma quantidade que já era prevista para o Sisu. A Fuvest, responsável pelo vestibular tradicional da USP, também será a responsável pelo novo sistema, organizando as notas e convocação dos estudantes inscritos pela nota do Enem.
Um edital com todas as regras e calendário do Enem-USP deve ser divulgado em breve.