USP, Unicamp e Unesp apresentam proposta para unificar a matrícula
Mudanças evitariam a matrícula em mais de uma universidade para agilizar as listas de chamadas.
A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estudam unificar os processos de inscrições e matrículas de seus vestibulares. As mudanças começariam a valer a partir do ano que vem. A proposta é evitar que estudantes se matriculem em mais de uma universidade, o que agilizaria a divulgação das listas de chamada.
– Universidades paulistas divulgam datas do vestibular 2012
– USP e Unicamp divulgam lista de livros do vestibular 2012
– Fuvest não usará nota do Enem no vestibular 2012
De acordo com uma lei federal, um aluno não pode ocupar duas vagas ao mesmo tempo em instituições públicas de ensino superior. No entanto, muitos acabam se matriculando em duas ou mais para decidir apenas depois em qual estudar. A demora para organizar as vagas remanescentes faz com que estudantes ingressem com um mês de atraso em relação ao início das aulas.
As mudanças não afetariam a possibilidade de o candidato prestar vestibular em mais de uma instituição. Na prática, os três exames funcionarão do mesmo modo: de maneira independente e com suas próprias taxas de inscrição.
O novo modelo sugere que as matrículas das três universidades sejam feitas no mesmo dia ou com datas próximas. As demais listas de chamadas também ocorreriam ao mesmo tempo. Assim, um aprovado na USP e na Unicamp, por exemplo, para o mesmo curso só poderia se inscrever em apenas uma instituição, deixando uma das vagas automaticamente livre.
*Com informações de O Estado de S. Paulo
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem