logo-ge

Vai prestar a Unesp? Veja dicas para a véspera e o dia da prova

Prova da primeira fase do vestibular de meio de ano começa às 14h, com 4h30 de duração

Nesta quarta-feira (15), acontece a prova da primeira fase do vestibular 2018 da Unesp. A prova começa às 14h, tem duração de 4h30 e é composta por 90 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Você está entre os candidatos? Se sim, é normal ficar um pouco nervoso com a proximidade da prova. A essa altura, não há muito que você possa fazer em termos de estudo, mas há algumas coisas às quais você deve dar bastante atenção, como descanso, alimentação e muito planejamento. Fique ligado nas dicas do GUIA para você saber o que fazer na véspera e no dia e garantir o sucesso no vestibular!

De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, a estrutura da prova “acaba favorecendo o aluno que vai melhor em humanas e linguagens, já que só 1/3 da prova é dividido entre química, física, biologia e matemática”, diz.

Para os dias anteriores da prova, deve-se atentar para o básico: é preciso pegar leve na alimentação, na diversão e nos estudos, especialmente no dia anterior. Mas também é importante não alterar muito drasticamente a rotina. “Na véspera, é preferível um passeio leve, como ir ao cinema. A rotina não precisa ser muito diferente do normal: caso o aluno não tenha costume de ir dormir cedo, não há necessidade, apenas deve atentar para que descanse o suficiente para chegar bem no dia seguinte”, explica o professor Célio.

Como é o vestibular?

Serão 90 questões de múltipla escolha: 30 de linguagens e códigos (português, inglês e artes); 30 de ciências da natureza e matemática (química, física, biologia e matemática); e 30 de ciências humanas (história, geografia e filosofia).
O vestibular da Unesp não usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), sistema usado pelo Enem. Então sua média não vai cair se você acertar a questão no chute. Mas ninguém espera que você se dê bem assim, né? Responda consciente e com seriedade! O professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo, aconselha não deixar questões em branco: “É para pensar o máximo nela, tentar eliminar alternativas”, diz.

E aquela dúvida cruel: estudar ou não estudar na véspera? De acordo com Célio, essa decisão depende do aluno e do seu emocional. “Para alguns alunos, dizer ‘não estude’ pode ser pior ainda. Alguns só conseguem ficar tranquilos se revisar o conteúdo até onde for possível. Por isso, tudo depende do que o estudante estiver sentindo: se precisar pegar nos livros, pegue. Eu só recomendo que não tente aprender nada novo a essa altura. Se for um assunto difícil, não entender alguma coisa só vai servir para deixá-lo mais angustiado. Agora, para estudar, foque na revisão, no que você já aprendeu”, diz.

O que fazer na véspera da prova

Descanso
– Aproveite o dia para descansar e durma bem. Procure fazer coisas relaxantes: ir à praia, assistir um filme, ler um livro.

Planejamento
– Decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem onde pode parar o carro, qual ônibus pegar e programe quanto tempo de antecedência é necessário para sair de casa, levando em conta que você deverá chegar uma hora antes do início da prova.
– Separe a documentação necessária (veja na tabela abaixo).

O que você pode levar
RG ou documento oficial equivalente, com foto e assinatura recentes (obrigatório)
Material: caneta esferográfica com tinta azul ou preta lápis preto nº 2. A Vunesp permite apontador, borracha e régua transparente
Roupas leves e comida são permitidas
O que você não pode levar
Quaisquer aparelhos eletrônicos durante a prova (calculadora, celular, relógio, reprodutor de áudio)
Bandana, lenço, boné, chapéu

O que fazer no dia da prova

Alimentação
– Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia. Evite comidas gordurosas, que podem provocar mal estar. Não esqueça de separar o lanche para a hora da prova e a garrafa de água.

Roupas
– Cheque a previsão do tempo e verifique que tipo de roupa deverá vestir para que o clima não o incomode. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto.

Horário
– Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Mas, se chegar atrasado…
– O recomendado é chegar uma hora antes do início da prova, ou seja, às 13h, quando terá início a entrada no prédio.

Pausas
– Reserve dois momentos de cinco a dez minutos para comer, se esticar e ir ao banheiro. As pausas são muito necessárias para que você retome o foco e a atenção que vão caindo ao longo do exame. Se você levanta um pouco e come alguma coisa, é como se estivesse entrando novamente para fazer a prova, impedindo o sono de vir.

Próximas datas

A segunda fase ocorre nos dias 17 e 18 de dezembro. O resultado final sai no dia 2 de fevereiro. Entre os dias 2 a 5 do mesmo mês os candidatos da lista devem confirmar interesse pela vaga, independente da posição em que tenham sido classificados.

Após a confirmação de interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula, no dia 7 de fevereiro. A segunda chamada sai no dia 15. As cinco primeiras convocações de matrícula serão realizadas online. Saiba mais no nosso especial sobre a Unesp.