Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Veja 5 dicas para aprender cálculo

Videoaulas, teoria, exercícios: estratégias para quem quer melhorar seu desempenho

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 14 set 2016, 16h10

As matérias de exatas costumam estar entre as maiores dificuldades dos estudantes. O que todas têm em comum? Muito cálculo – que costuma puxar o pé dos vestibulandos no Enem. Não à toa, os resultados da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados na semana passada, mostram que, em 2015, os estudantes do ensino médio tiveram seu pior desempenho em matemática desde 2005.

>> 10 dicas para estudar Matemática

A situação não é boa, mas, felizmente, dá para contornar as dificuldades em fazer contas com algumas estratégias individuais. Segundo Miguel Andorffy, fundador do Me Salva!, plataforma online de estudos para o vestibular, o segredo é manter uma rotina de estudos diferenciada. Veja cinco dicas do professor para quem quer melhorar seu desempenho:

1) Assista a videoaulas

Vale tudo, desde canais do YouTube até aulas pagas. Se estiver com dificuldade em um tópico específico, vale pesquisá-lo na internet: certamente vai encontrar alguma videoaula do assunto. Muitos professores fazem resolução passo a passo de exercícios, o que facilita o entendimento.

2) Entenda a teoria

Engana-se quem pensa que entender conceitos é só coisa das disciplinas de humanas. Só se avança em matemática, física e química se souber bem as noções fundamentais e sua aplicabilidade. Muitas questões, inclusive, podem ser respondidas apenas com a teoria! Outra dica importante é se familiarizar com as fórmulas, entendendo qual lógica dedutiva levou a elas.

Continua após a publicidade

>> 6 aplicativos para estudar Matemática

3) Faça (muitos) exercícios

O único jeito de fixar os conteúdos e métodos em cálculo é praticando. Não há saída: você terá que fazer muitos exercícios e treinar o quanto conseguir. Cada exercício tem sua dificuldade e exige diferentes modos de resolução, que você só vai aprender mesmo à medida que for praticando.

4) Procure ajuda

Regra número 1 das exatas: nunca deixe uma dúvida para lá! Se você se deparou com um exercício que não conseguiu resolver, ou um conteúdo que não entendeu muito bem, procure professores e colegas e tente entender o que não ficou claro. Como todo conteúdo se relaciona um com o outro, há a chance de essa dúvida ressurgir ainda maior lá na frente.

5) Faça um cronograma

Seus estudos em exatas precisam ser regulados e constantes: estabeleça horários fixos todas as semanas, e não dê muito intervalo entre uma sessão e outra para manter o conteúdo quente na cabeça. Comece sempre pelo assunto mais básico e só vá para o próximo quando tiver certeza de que já aprendeu tudo sobre o anterior.

Continua após a publicidade
Publicidade