Assine com até 65% de desconto

Veja 7 passos para aproveitar os últimos dias das férias e colocar a matéria em dia

Para voltar às aulas preparado para o segundo semestre, é preciso dedicação de ?maratonista? nesta reta final

Por da redação, com reportagem de Bruna Saniele Atualizado em 16 Maio 2017, 13h37 - Publicado em 16 jul 2013, 17h20

Você está convivendo com a culpa de estudar ou não estudar nas férias? Se você está com a matéria em dia, tire a preocupação da cabeça e relaxe! Mas… Se você deixou muita acumular, melhor começar a recuperar o prejuízo a partir de agora. Faltam poucos dias para a volta às aulas, mas ainda dá tempo de estudar bastante coisa. Confira 7 passos para correr essa maratona e chegar com tudo no segundo semestre!

– Resolvendo o dilema das férias de julho: estudar ou descansar?

– Seis filmes para você assistir nessas férias

– Dez dicas para aproveitar as férias sem prejudicar os estudos

Para elaborar as dicas, contamos com a colaboração do coordenador de Pré-Vestibular do Anglo, Alfredo Francisco do Nascimento.

Preparação antes da largada

1 – Organize seu tempo e o conteúdo que falta estudar. Faça uma planilha com os horários para cada disciplina e intervalos para lanches. Uma sugestão é estudar oito horas por dia: quatro na parte da manhã (8 às 12h) e quatro na parte da tarde (de 14 às 18h).

– Confira 9 dicas para organizar os estudos em ano de vestibular

Durante a corrida

2 – Estude, no máximo, uma hora por disciplina durante o dia. Se você separar um dia todo para estudar apenas matemática, por exemplo, as chances de você não conseguir absorver o conteúdo são grandes. "O ideal é separar uma hora por turno para cada disciplina, que assim o rendimento será muito maior", comenta Nascimento.

Continua após a publicidade

3 – Coragem! Não desanime no meio da corrida. Até mesmo os maratonistas de verdade, que correm 42 quilômetros, precisam lidar com obstáculos. "A melhor maneira de encarar um problema é não fugir dele. Tem matéria atrasada? Então tem que ter paciência e sentar e estudar bastante", comenta o coordenador.

4 – Não é porque você tem pouco tempo que vai deixar de dormir. É importante descansar por no mínimo 8 horas. O dia tem 24h, então ainda sobrarão 16h para você pensar em estudar. 🙂 Sobre o lazer, não é para exagerar, nem para ficar sem. Faça programas leves e reserve um dia para você sair com os amigos ou ler um bom livro.

5 – Se você faz academia, continue com sua rotina de exercícios físicos. Eles são bons para dar o pique ideal para aguentar a maratona. Se você não costuma se exercitar, reserve uma horinha para passear com o seu cachorro ou para fazer uma caminhada leve e oxigenar o cérebro.

6 – Alimente-se bem. “Ninguém consegue estudar de estômago vazio. Então é importante tomar um bom café da manhã antes de começar e fazer um lanche antes do almoço, que também deve ser reforçado. Com o estômago vazio o rendimento também cai e o estudante não consegue estudar como deveria", diz Nascimento.

Reta final

7 – Acompanhe as atualidades e reserve um tempo para fazer uma ou duas redações. Na volta às aulas, peça para seu professor ou um amigo corrigi-las. "Estudante não pode estar isolado do mundo, precisa estar antenado. A melhor maneira de fazer isso é lendo jornais. Quem lê escreve melhor, mas redação exige prática. Por isso é importante escrever e, no início das aulas, pedir para um professor corrigir os textos".

– Fique por dentro das notícias do Brasil e do mundo com o Blog Atualidades do GE

Se você seguir essas dicas, com certeza estará mais preparado para continuar a maratona até o dia do vestibular e voltará preparado para acompanhar o segundo semestre com muito mais pique!

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade