Fim de ano é época de descanso, certo? Sim, a menos que você seja um vestibulando! Para os estudantes que estão nos últimos dias da maratona de estudos para as segundas fases do vestibular, a hora agora é a de se concentrar nas temidas provas de redação.
Elas exigem leitura, conhecimento, vocabulário e boas ideias. Não existe fórmula para compor um bom texto, mas, com algumas dicas é possível que você melhore significativamente a sua média.
Se você está entre os estudantes lutando para abocanhar uma vaga naquele curso desejado, fique ligado nas dicas do GUIA para mandar bem neste comecinho de ano.
Atenção ao tema: Leia toda a proposta. É mais comum do que se pensa a perda de pontos por estudantes que não prestaram atenção ao tema.
Construa a sua tese: Anote exatamente o que você vai abordar, como formular a sua tese e quais argumentos vai usar.
Organize as suas ideias: Uma vez que você tenha em mente exatamente as ideias que você vai apresentar, faça um esquema com palavras-chave e principais frases que devem ser escritas. É bom também fazer um rascunho.
Selecione seus argumentos: Faça uma lista com os argumentos principais que vai usar e elimine as ideias secundárias. Além de estar relacionados com a tese, os argumentos devem ser coesos entre si e levar a um raciocínio lógico.
Estruture o seu texto: Boas ideias não garantem uma redação, é preciso organizar tudo de uma forma coerente. Um texto bem escrito valoriza os argumentos, facilita a leitura e a assimilação de ideias.
Revise bem: Preste atenção na linguagem, nas repetições e nos possíveis erros que passaram despercebidos. Faça uma análise crítica dos argumentos e verifique se atendem aos requisitos indicados acima.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem