A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta sexta-feira (2) a lista de aprovados para a segunda fase do vestibular da USP (Universidade de São Paulo) – confira aqui. Os convocados já podem checar também o local de prova da segunda etapa.
Dessa vez, as questões são dissertativas e os candidatos também deverão escrever uma dissertação. A prova acontece nos dias 15 e 16 de dezembro a partir das 13h. Abaixo, veja o que esperar da segunda fase da Fuvest 2025 e o calendário completo do exame!
+ Maioria quer ser médico, psicólogo ou RI: veja os cursos mais concorridos da Fuvest 2025
O que esperar da segunda fase da Fuvest 2025?
Na segunda fase da Fuvest, cada uma das provas têm a duração de 4 horas e todas as questões são dissertativas. De acordo com o Edital, é avaliada a competência do candidato “para a articulação de informações e conhecimentos em todas as disciplinas e, com mais profundidade, nas mais diretamente ligadas ao curso pretendido”.
O primeiro dia conta com 10 questões de português e uma redação. O segundo dia possui 12 questões divididas de duas a quatro disciplinas conforme a escolha de carreira do candidato. As carreiras de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música têm uma prova adicional de competências específicas na segunda fase.
Na segunda fase, o candidato precisa ficar atento principalmente à redação, que é considerada uma prova à parte e eliminatória – ou seja, não pode zerar. Além disso, é preciso acertar pelo menos uma questão em cada dia da 2ª fase para seguir concorrendo à vaga desejada.
+ Fuvest: confira redações nota máxima dos últimos anos
Calendário da Fuvest 2025
- Período de inscrições: 19 de agosto a 8 de outubro
- Prova da 1ª fase: 17 de novembro às 13h
- Prova da 2ª fase: 15 e 16 de dezembro às 13h
- Provas de habilidades específicas: 9 de dezembro de 2024 a 9 de janeiro de 2025
- Primeira chamada: 24 de janeiro de 2025
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.