VEJA revela fraude da Uninove e Unip para obter boa nota no Enade
Desempenho no Enade pode melhorar a reputação da instituição e garante a adesão de um grande número de estudantes por meio do ProUni e Fies
A revista VEJA desta semana traz uma reportagem extensa denunciando fraudes praticadas por duas das maiores universidades privadas do Brasil: a Universidade Nove de Julho (Uninove) e a Universidade Paulista (Unip). O objetivo era conseguir um bom resultado no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), exame que mede a qualidade do ensino superior.
A avaliação ocorre a cada três anos para cada área do conhecimento e é obrigatória para os alunos que estão no último ano de sua graduação (ou seja, que já concluíram pelo menos 80% da carga horária exigida).
Os seus resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são usados para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior do Ministério da Educação. Ter uma boa nota no Enade melhora a reputação da instituição e garante a adesão de estudantes por meio do ProUni e Fies.
As manobras
Um conjunto de vídeos, áudios e e-mails mostrou como funcionava o esquema de fraudes nas duas universidades. As manobras envolviam, basicamente, impedir a participação na prova de estudantes considerados “fracos”, para evitar, assim, que prejudicassem a média final da instituição.
Isso era feito principalmente de três formas: forçando a reprovação desses alunos ou deixando de oferecer certas disciplinas em determinados semestres, para impedir que conseguissem o número mínimo de créditos exigidos para fazer o exame (e não pudessem, assim, ser enquadrados como “concluintes”); ou apressando a sua formação, mesmo que tivessem disciplinas pendentes.
Além de forçar o aluno a demorar mais tempo para se formar, essas práticas podiam incorrer na perda de bolsas de estudo e de estágios pelos estudantes. Além disso, a Uninove ainda editava as respostas dadas pelos alunos no Questionário do Estudante, que traz perguntas referentes à qualidade das instalações, do curso e do ensino na instituição.
À reportagem da revista, as duas universidades negaram qualquer irregularidade. O MEC afirmou que pretende investigar o assunto. A reportagem, na íntegra, está disponível para assinantes no site de VEJA.com.
Procurada pelo GUIA DO ESTUDANTE, a Uninove ainda não se pronunciou. Já a Unip enviou nesta segunda (24) o seguinte comunicado:
A UNIP refuta com veemência as alegações constantes em matéria recentemente publicada. A instituição não é responsável pelo que, eventualmente, possam ter dito alguns professores em conversas fora de contexto, gravadas inadvertidamente, e agora expostas, tantos anos depois.
A UNIP preza pela excelência do seu ensino, fato reconhecido por seus milhões de alunos, ex-alunos e colaboradores, e confirmado, ano após ano, por seu desempenho inquestionável em diversos rankings de qualidade, tanto oficiais como levantamentos independentes, caso do RUF – da Folha de SP.
Universidade Paulista – UNIP. 24/10/2016
Atualização em 26/10/2016: A Uninove enviou sua resposta ao GUIA DO ESTUDANTE:
A UNINOVE reitera veementemente seu compromisso com a educação de qualidade e lisura na adoção dos processos acadêmicos.
A UNINOVE é uma das instituições na cidade de São Paulo que inscreve os maiores números de concluintes no Exame ENADE. Foram mais de 23 mil alunos concluintes inscritos nos últimos 6 anos. Clara e definitivamente, os excelentes resultados apresentados são decorrentes do empenho de cada aluno e da dedicação de seus professores.
Continua após a publicidadeNo mesmo período a UNINOVE recebeu 117 comissões de avaliação in loco, momentos em que 235 avaliadores oficiais do MEC tiveram acesso a dados e documentos institucionais, entrevistaram alunos, professores e funcionários, avaliaram o compromisso da instituição com ensino, pesquisa científica, serviços oferecidos à comunidade, titulação e experiência profissional do corpo de professores e qualidade do projeto pedagógico e vistoriaram as instalações, como: salas de aula, laboratórios, clínicas, e infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação disponíveis aos alunos.
O resultado dessas avaliações tem reafirmado a formação de excelência de nossos alunos para o mercado de trabalho e para a vida.
Há mais de 60 anos a UNINOVE se dedica à educação de qualidade, que não é obtida por um único indicador e, sim, por um conjunto de itens seriamente avaliados, e também constatados em importantes rankings nacionais e internacionais, como: Guia do Estudante, RUF, Scimago e Times Higher Education.
Assessoria de Comunicação e Imprensa UNINOVE