“Vestibular da Unifesp tinha pouca biologia para uma prova de Medicina”, critica professor
Confira o que especialistas acharam da prova; resultados serão divulgados em fevereiro
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) encerrou nesta quinta-feira (16) seu processo seletivo de 2011. No segundo dia de prova os candidatos responderam a questões discursivas de conhecimentos específicos. Na quarta-feira, os vestibulandos responderam a 30 questões de português e 15 de língua estrangeira, todas de múltipla escolha, além da redação.
Dos 17.385 inscritos 19,1% não compareceram para fazer a prova. Os 14.067 restantes concorrem a 628 vagas em cursos como Medicina, Ciências Biológicas e Enfermagem. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 serão consideradas a primeira fase do vestibular.
O coordenador geral da rede Anglo Vestibulares, Nicolau Marmo, considera que as questões do exame foram muito bem formuladas e que a maioria tinha dificuldade média, com exceção de geografia. Marmo critica, porém, o formato da prova: “biologia é uma matéria fundamental para um candidato a Medicina. É um absurdo este vestibular solicitar do aluno apenas cinco questões de biologia, 30 de português e 15 de inglês. É impossível fazer um exame completo da matéria com apenas cinco questões, o que faz com que o fator sorte acabe prevalecendo. Foi uma falha grande”, comenta.
Já o coordenador de matemática do curso e colégio Objetivo, Giuseppe Nobilioni, considera a prova “muito boa”. “Lamentamos que o tipo de exame não seja abrangente. Realmente cinco questões de cada matéria não são suficientes para avaliar o conteúdo programático. Mas, este é um problema do modelo de vestibular aplicado hoje em dia, não da prova da Unifesp”.
O coordenador ressalta que as provas de biologia, matemática e física foram relativamente simples, “mas uma prova com nível médio para fácil nivela os aprovados por cima. Em uma prova muito difícil todo mudo erra, certamente esta prova avaliará melhor os alunos. Foi uma prova boa de nível não elevado” , considera.
Com a avaliação de hoje, a Unifesp encerra seu processo seletivo de 2011. A primeira chamada e a lista de espera estão previstas para serem divulgadas em 9 de fevereiro e a matrícula dos aprovados será realizada no dia 15 do mesmo mês.
Veja aqui o gabarito da primeira prova da segunda fase.
LEIA TAMBÉM – Notícias de vestibular e Enem