Brasil fica de fora do ranking das 100 universidades com melhor reputação do mundo
Com pesquisa, Estados Unidos se consagram como potência mundial da educação
Foi divulgado nessa quinta-feira o Ranking Mundial de Reputação das Universidades 2011, realizado pela Times Higher Education (THE), publicação especializada em ensino superior do jornal inglês The Times. A lista traz as 100 instituições mais bem avaliadas por acadêmicos. Entre elas, nenhuma universidade brasileira foi mencionada. O Brasil, inclusive, foi o único país do Bric – grupo que reúne as quatro nações emergentes mais importantes do mundo Brasil, Rússia, Índia e China – que não apareceu no ranking.
Confira o ranking completo das universidades com a melhor reputação de 2011
Elaborado pela primeira vez, o ranking é resultado de uma pesquisa realizada com mais de 13 mil acadêmicos de 131 países, que avaliaram quais universidades, entre cerca de 6 mil instituições de ensino superior, seriam as melhores para ensinar e conduzir pesquisas.
– Brasil fica em 88º lugar em ranking de educação da Unesco
Essa avaliação faz parte do Ranking Mundial de Universidades 2010-11, publicado em setembro de 2010, que avaliou universidades de todo o mundo a partir de 13 critérios, entre eles a relação estudante/professor, quantidades de alunos e professores estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados e ênfase em pesquisa. Na lista, o Brasil aparece apenas na 232ª posição, com a Universidade de São Paulo (USP).
– Em outro ranking, USP está entre as 150 melhores do mundo
Supremacia norte-americana
O ranking consolidou os Estados Unidos como líderes da educação superior. O país domina a lista de universidades com melhor reputação, com sete instituições entre as 10 melhores colocadas. A Universidade de Harvard ficou em primeiro lugar.
A lista das dez mais bem cotadas instituições de ensino superior do mundo é parecida com a do ranking de melhores universidades. Mas, existem algumas diferenças importantes. É possível perceber, por exemplo, que a Universidade de Cambridge, do Reino Unido, aparece na 3ª posição no ranking publicado hoje, enquanto no anterior ela ocupava o 6º lugar.
E isso não aconteceu apenas com a universidade do Reino Unido. A Universidade de Tóquio, no Japão, que na lista de universidades com melhor reputação aparece em 8º lugar, no ranking de melhor universidade amarga apenas a 26ª colocação. Esse tipo de constatação é importante, pois mostra que essas instituições são mais reconhecidas pela reputação do que pela qualidade.
Confira as dez primeiras universidades com melhor reputação em 2011:
1. Universidade de Harvard – EUA
2. Instituto de Tecnologia de Massachusetts – EUA
3. Universidade de Cambridge – Reino Unido
4. Universidade de Berkeley – EUA
5. Universidade de Stanford – EUA
6. Universidade de Oxford – Reino Unido
7. Universidade de Princeton – EUA
8. Universidade de Tóquio – Japão
9. Universidade de Yale – EUA
10. Instituto de Tecnologia da Califórnia – EUA
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem