Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Enem 2013 destaca o uso da internet e a influência das novas tecnologias na prova de Linguagens

Banca também usou tirinhas e charges para comentar assuntos sociais

Por Carolina Vellei
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 27 out 2013, 16h07

Este ano, a prova de Linguagens do Enem pediu que os candidatos refletissem em diversas questões sobre o uso da internet e das novas tecnologias. Pelo menos oito perguntas da prova (ou 17,7% do total) abordavam essa temática. Neste domingo (27) os candidatos ao exame fizeram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, além da redação. O tema escolhido pela banca foi "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". 

– Confira a correção comentada do primeiro dia do Enem 2013

– Lei Seca é tema de redação do Enem 2013

– Enem 2013 se tornou prova mais "seletiva", afirmam professores

Como destaque para o assunto "internet", a banca usou textos sobre "bullying e cyberbullying", com uma matéria da revista Nova Escola, um texto da revista Superinteressante sobre "o que a internet esconde de você", uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo sobre o "comércio da distração" na rede, além de um artigo que analisava o modo como "somos controlados" pelas novas tecnologias. A única pergunta que mostrava o "lado bom" da web era sobre a importância que as redes sociais tiveram para derrubar o ditador Hosni Mubarak, no Egido. Steve Jobs, falecido em 2011, também teve seu trabalho lembrado em uma pergunta da prova de inglês.

Quadrinhos e crítica social

Como em outros anos, a prova de Linguages utilizou tirinhas e charges nas perguntas. Foi possível encontrar "Calvin e Haroldo", do escritor Bill Watterson na prova de inglês. Além disso, também apareceu uma chage do argentino Quino, com o personagem Filipe da turma da Mafalda (na imagem). na prova de português.

Há ainda o destaque para o uso de fragmentos de obras clássicas da literatura brasileira, como a obra de Machado de Assis "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e do livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector.

Para fazer uma crítica contra o trabalho infantil, o Enem utilizou uma obra da polonêsa Pawla Kuczynskiego (imagem abaixo) que busca refletir sobre as diferenças entre os padrões sociais. Outro exemplo de recurso para a reflexão foi a música "Até quando", do cantor Gabriel, o Pensador, usada em uma das questões da prova de português.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Matemática

Na prova de matemática, as perguntas abordavam temas comuns ao exame, que sempre costumam aparecer no Enem. Tinham questões de probabilidade, cálculo de área e volume, equações de segundo grau, além de muitas que pediam apenas a análise de grafico.

Balanço do segundo dia

Muitos estudantes gostaram do tema da redação. "Achei o assunto bom. É importante que os estudantes reflitam sobre a questão, porque é dirigir embriagado é um risco", alerta Bruno Gomes, que tentará uma vaga para o curso de Publicidade. Bárbara Sanches, que já está cursando Publicidade e Marketing e busca uma bolsa no ProUni, concorda com o estudante. "Gostei do tema porque ele é muito comentado pela mídia, então tínhamos bastante informação sobre ele", comemora.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Enem 2013 destaca o uso da internet e a influência das novas tecnologias na prova de Linguagens
Enem
Enem 2013 destaca o uso da internet e a influência das novas tecnologias na prova de Linguagens
Banca também usou tirinhas e charges para comentar assuntos sociais

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.