Fuvest: veja a concorrência de cada curso nos últimos cinco anos
Junto com a nota de corte, o número de candidatos por vaga diz bastante sobre o nível de dificuldade para o ingresso em cada carreira
As inscrições para o vestibular Fuvest 2017, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e a Santa Casa, começaram nesta sexta (19). E agora surge a dúvida: qual curso prestar?
>> Clique aqui para saber mais sobre as inscrições da Fuvest
>> Veja as notas de corte dos últimos vestibulares
Um dado que pode ajudar nesse processo é conhecer a relação candidato/vaga dos cursos, que é o resultado da divisão do total de inscritos pelo número de vagas disponíveis. Ela mostra quantos candidatos disputam cada vaga e dá uma boa noção do grau de dificuldade de ser aprovado em cada carreira.
A relação candidato/vaga do vestibular 2017 será divulgada após o final das inscrições. Mas, acompanhando os números dos anos anteriores, você vai ter uma ideia de como será a disputa para calibrar a sua preparação. Confira os números na tabela a seguir:
>> Veja o gabarito oficial da primeira fase do exame aplicado no ano passado
Observações:
– A ausência de dados em alguns anos deve-se, sobretudo, a cursos que não existiam e à separação ou junção de cursos.
– A cidade foi mencionada apenas nos casos em que o curso é oferecido em mais de um município ou campus.
a: com o nome de Ciências da Atividade Física
b: compreende as seguintes Engenharias: Ambiental, Civil, de Computação, de Materiais, Metalúrgica, de Minas, de Petróleo, de Produção, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Naval e Química
c: com o nome de Ciências Médicas
d: carreiras exclusivas para candidatos "treineiros", que não concluíram o Ensino Médio.