Mais de 60 candidatos são eliminados do Enem por postar imagens nas redes sociais durante a prova
Edital do exame proíbe o uso de aparelhos eletrônicos dentro da prova, sob pena de eliminação
Durante os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, 63 candidatos foram eliminados do exame por postarem imagens nas redes sociais de dentro da prova. A informação foi passada pelo Ministério da Educação (MEC), que durante a prova ficou monitorando as redes sociais.
Cartão de resposta do Enem publicado na rede social Instagram
No sábado (03/11), primeiro dia do Enem, foram eliminados e retirados 37 candidatos. A medida foi repercutida em diversos meios de comunicação, mas nem assim os estudantes evitaram postar fotos. No domingo (04/11), mais 26 candidatos foram eliminados do exame por postaram imagens digitais durante a realização da prova.
De acordo com o edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.
O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.
O edital ainda prevê, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.
LEIA MAIS