Expectativa é que inscrições do Enem tenham ultrapassado 9 milhões, diz MEC
Número total de inscritos será divulgado nesta terça (9)
O número total de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 será divulgado nesta terça-feira (9). A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que o número tenha atingido os 9 milhões, superando as inscrições de 2014, que somaram 8,2 milhões.
As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (5). De acordo com o MEC, na edição deste ano, foram isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que comprovaram baixa renda. Os candidatos isentos do pagamento que faltarem às provas sem justificar a ausência, perderão o benefício na próxima edição.
Para os candidatos não isentos, o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 63, deve ser feito até as 21h59 do dia de 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.
Candidatos transexuais e travestis que fizeram a inscrição podem pedir o uso do nome social. Entre os dias 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário online preenchido para garantir que no dia da prova sejam identificados por seus nomes sociais.
O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.
A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O exame também pode ser usado para ingressar no ensino técnico, para participar do Programa Ciência sem Fronteiras e para certificar a conclusão do ensino médio.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem