Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Professores dizem que primeira fase da Fuvest 2012 teve nível médio de dificuldade

Questões de física e literatura foram consideradas as mais difíceis da prova, segundo professores do cursinho Anglo

Por por MARIANA NADAI
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 27 nov 2011, 19h53

A primeira fase do processo seletivo 2012 da Fuvest, realizado neste domingo (27) foi considerada de nível médio pelos professores do cursinho Anglo, de São Paulo. A prova foi composta por 90 questões de múltipla escolha de matemática, química, português, história, física geografia, inglês, biologia e algumas questões interdisciplinares.

– Confira o gabarito da primeira fase da Fuvest 2012

– Confira as fotos da primeira fase da Fuvest

Continua após a publicidade

De acordo com o professor Luis Ricardo Arruda de Andrade, coordenador geral do cursinho Anglo, a prova da Fuvest foi muito bem elaborado e de nível médio, o que já era esperado. “A primeira fase da Fuvest avalia candidatos de diversos cursos, de Jornalismo a Engenharia, por isso ela não pode ter questões de nível médio, para que todos possam resolver. O aluno que faz essa prova tem que ser um bom estudante, mas não precisa ser excepcional em tudo”, diz o coordenador.

Apesar da prova, de uma forma geral, ter sido considerada mediana, as questões de física e literatura foram consideradas difíceis pelos professores. As mesmas dificuldades foram apontadas por alguns candidatos que realizaram a prova neste domingo.

A crítica deste ano ficou para as questões de história, que deram maior peso para a história do Brasil. “Houve desequilíbrio em relação às questões de história, tiveram apenas duas perguntas relativas à história geral, o resto foi sobre o Brasil. Isso não prejudica o aluno, mas sem dúvida é um descuido da Fuvest”, comenta o professor Arruda.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Outra reclamação ficou para a prova de matemática. A questão 62 da prova V foi considerada insolúvel pelo professor Glenn van Amson, que dá aulas da matéria no cursinho Anglo. “Todos que fizeram a prova concordam que os dados fornecidos da pergunta não ajudam na resolução da questão, ou seja, não há alternativa correta. A Fuvest provavelmente irá anular esta questão, não tem nem argumentação para esse erro”, afirma.

Para o professor, um erro como esse atrapalha na hora de fazer o vestibular. “Depois de encontrar um problema desses pela frente, o estudante perde a autoconfiança, isso atrapalha bastante”, diz.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Professores dizem que primeira fase da Fuvest 2012 teve nível médio de dificuldade
Universidades
Professores dizem que primeira fase da Fuvest 2012 teve nível médio de dificuldade
Questões de física e literatura foram consideradas as mais difíceis da prova, segundo professores do cursinho Anglo

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.