15 perguntas e respostas sobre o Sisu
Tire suas dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificada
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São realizados dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre. As inscrições para a edição do segundo semestre de 2014 começaram nesta segunda (2) e vão até as 23h59 do dia 4 de junho.
Leia a seguir algumas perguntas e respostas para ajudar você a entender como esse processo seletivo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) funciona.
– TESTE: Você sabe tudo sobre o Sisu?
– Veja dicas para escolher seu curso no Sisu
1. Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisu 2014/2?
Consulte as instituições participantes, a quantidade de vagas e os cursos oferecidos no site do Sisu.
2. Qualquer pessoa pode se inscrever?
É obrigatório ter feito o Enem 2013 e obtido nota acima de zero na redação – é necessário o número de inscrição e a senha do Enem para se inscrever no Sisu. Caso tenha se esquecido de alguma dessas informações, o candidato poderá recuperá-las no site https://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/.
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos – neste caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição.
3. Como posso me inscrever no Sisu?
A inscrição é feita em uma etapa única e gratuita, somente pela internet. No site do sistema, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes, definindo também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas para cotistas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. É possível alterar suas opções até o final do período de inscrição. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
4. Posso participar do Sisu mesmo se já estiver atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior?
Sim, contanto que tenha feito o Enem 2013. Porém, você o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.
5. Como é feita a seleção dos aprovados?
Com o término do período de inscrições, o sistema vai selecionar automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais pesos atribuídos às notas ou bônus. Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado apenas em sua primeira opção. Serão feitas duas chamadas sucessivas, cada uma com um prazo para os aprovados efetuarem a matrícula na instituição.
6. Qual a nota mínima para passar no curso que eu quero no Sisu?
Depende. Vários fatores irão interferir na nota mínima para passar. Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso em cada instituição com base no número de vagas disponíveis, no total dos candidatos inscritos e nas notas que eles obtiveram, por modalidade de concorrência, calculados eventuais pesos e bônus definidos por cada instituição. Mas a nota de corte final só será consolidada ao final do período de inscrições.
7. As instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2013?
Sim, algumas instituições adotam pesos diferenciados para cada prova do Enem. Nesses casos, o sistema fará automaticamente o cálculo de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato. Por isso, é possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes. A nota também pode variar de acordo com as políticas afirmativas adotadas por cada instituição – elas podem, por exemplo, adotar um bônus a ser atribuído à nota da pessoa, caso ela opte pela modalidade de ação afirmativa.
8. Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas?
Sim. Todas as instituições federais de ensino participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas, e há instituições que disponibilizam, também, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias. Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição; o candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.
9. O que acontece se eu tirar a mesma nota que outros candidatos ao meu curso?
No caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será feito seguindo a ordem de critérios abaixo:
I – nota obtida na redação;
II – nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
III – nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
IV – nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V – nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
10. Como ficarei sabendo o resultado do Sisu?
O resultado poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.
A primeira chamada será divulgada no dia 6 de junho, com matrículas entre os dias 9 e 13 de junho. A segunda chamada ocorrerá no dia 24 do mesmo mês, com matrículas nos dias 27 e 30 de junho e 1 e 2 de julho. O candidato selecionado deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.
11. Se eu for aprovado em minha primeira opção de curso e não fizer minha matrícula, posso continuar concorrendo à segunda?
Não. O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada seguinte, independentemente de efetuar ou não sua matrícula. Por isso, deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula.
12. Se eu for aprovado para minha segunda opção de curso, posso continuar concorrendo à primeira?
Sim. Quem for selecionado em sua segunda opção, independentemente de ter feito ou não sua matrícula, continuará concorrendo à vaga que escolheu como primeira opção na chamada seguinte. No entanto, ele não poderá fazer dois cursos: se for convocado, a realização da matrícula na primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
13. E se eu não passar em nenhuma das duas chamadas?
Você pode participar da Lista de Espera do Sisu. Para isso, o candidato deve acessar o seu boletim na página do Sisu e manifestar o interesse dentro do prazo especificado no cronograma. Podem participar dessa lista os candidatos não selecionados nas chamadas regulares em nenhuma de suas opções e também os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Mas é importante notar que a participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
14. Como saberei se for chamado pela Lista de Espera?
A convocação dos candidatos para a matrícula será feita pela universidade para a qual ele se candidatou. Assim, é importante que o estudante acompanhe as convocações junto a essa instituição de ensino.
15. Há algum auxílio financeiro para os estudantes selecionados?
Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições; por isso, os candidatos devem informar-se diretamente junto à universidade ou instituto para o qual desejam candidatar-se.
*Todas as informações foram tiradas do site oficial do Sisu. Para saber mais, acesse este link.
Leia mais:
– Notícias de vestibular e Enem