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?Enem? para professor começará já em 2011, diz MEC

Prova unificada seria aplicada para selecionar interessados em dar aula. Com a nota, candidato poderia tentar vaga de professor em todo país

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 24 Maio 2010, 16h03

da redação

Começará já em 2011 o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, uma espécie de “Enem” para professores. A informação é do Inep, braço do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliações desse tipo – o órgão já faz o Enem e o Enade, o antigo provão.

A partir desta segunda-feira (24), o órgão recebe sugestões de qualquer pessoa, por meio de seu site, para definir detalhes do concurso e o conteúdo a ser cobrado dos futuros professores. Qualquer pessoa pode dar sugestões.

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A proposta é criar um banco nacional de professores, uma lista de profissionais qualificados que poderiam ser contratados por qualquer município brasileiro. Atualmente, cada governo escolhe critérios e métodos de seleção próprios.

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Um problema que ainda ficaria por resolver seria a falta de formados dispostos a trabalhar como professores. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Educação estadual não consegue preencher vagas para professores de física: 92% dos inscritos foram reprovados no último concurso.

SISU DOS PROFESSORES

A logística seria parecida com a do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado criado pela para substituir o vestibular. Assim como na seleção de vestibulandos, o “Enem” para professores seria uma prova nacional e integrada.

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O futuro professor faz a prova em sua cidade, recebe a nota e a apresenta em qualquer cidade ou estado do Brasil que tenha aderido ao sistema. Cada secretaria de educação poderá estabelecer notas mínimas para a contratação. Os donos das maiores pontuações terão preferência.

O MEC acredita que a prova ajudaria a elevar e padronizar a qualidade dos professorado em todo o país. A prova seria baseada em critérios internacionais de requisitos de um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os critérios são comuns a diversos sistemas educacionais com bons resultados e que definiram nacionalmente parâmetros para a docência, tais como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

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