Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Ensino religioso no Brasil estimula homofobia e exclui religiões não cristãs, diz livro

Pesquisadora da UnB analisou livros usados em aulas de religião; segundo lei, disciplina precisa respeitar diversidade cultural e religiosa

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h46 - Publicado em 23 jun 2010, 19h35
 

da redação*

Ensino religioso nas escolas brasileiras não deveriam privilegiar nenhuma crença, segundo a lei. Na prática, não é bem assim, diz pesquisa
Teologia: como é o curso e a profissão
Jornalzinho da USP incita a jogar fezes em gays
Curso: estudos de gênero e diversidade
Você é tolerante? Teste-se

Preconceito e intolerância fazem parte da lição de casa de milhares de alunos brasileiros, afirma o livro Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil, lançado na última terça-feira (22) na Universidade de Brasília (UnB). O estudo analisou as 25 obras mais usadas para a disciplina nas escolas do governo federal.

"O estímulo à homofobia e a imposição de uma espécie de ‘catecismo cristão’ em sala de aula são uma constante nas publicações", afirma uma das autoras do trabalho, a antropóloga e professora Débora Diniz.

Segundo a lei que regulamenta a disciplina, 945 de 1997, as escolas públicas brasileiras podem oferecer aulas de ensino religioso. Mas não devem favorecer nenhuma crença, e sim apresentar aos estudantes as diferentes fés, respeitando a diversidade cultural e religiosa do Brasil.

Mas segundo a pesquisa, não é o que acontece na prática. Jesus Cristo aparece 12 vezes mais que o líder budista Dalai Lama e 20 vezes mais que Lutero, referência intelectual para o protestantismo, nas obras mais compradas pelas escolas federais. Calvino, outra referência protestante, nem mesmo é citado.

Continua após a publicidade

"Há uma clara confusão entre o ensino religioso e a educação cristã", afirma Débora Diniz. A antropóloga reforça a imposição do catecismo: "Cristãos tiveram 609 citações nos livros, enquanto religiões afro-brasilieras, tratadas como ‘tradições’, aparecem em apenas 30 momentos".

HOMOFOBIA
"Desvio moral", "doença física ou psicológica", "conflitos profundos" e "homossexualismo não se revela natural" são algumas das expressões usadas pelos livros escolares para se referir a quem se relaciona com pessoas do mesmo sexo. A pesquisa destacou ainda um exercício que traz a bandeira das cores do arco-íris e traz com a seguinte questão: "Se isso se tornasse regra, como a humanidade iria se perpetuar?".

A pesquisa ainda sugere que os livros didáticos criam um ambiente de intolerância contra quem não tem religião. Em uma das obras analisadas, uma pessoa sem religião é relacionada ao nazismo. "Sugerem que um ateu pode ter comportamentos violentos e ameaçadores", observa. "Os livros usam generalizações para levar a desinformação e pregar o cristianismo", completa a especialista.

Para Tatiana Lionço, psicóloga e co-autora do estudo, uma das causas dos problemas é a falta de rigor para a seleção dos livros. Ela explica que, antes de chegar às mochilas, todo material didático, exceto os de religião, passa por avaliação do Programa Nacional do Livro Didático.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

"Não há qualquer tipo de controle. O resultado é a má formação dos alunos", opina Tatiana. "Se o Estado deveria ser laico, por que ensinar religião nas escolas?", questiona.

"Se a religião for tratada na sala de aula, tem de ser de forma responsável e diversificada", defende. As 112 páginas da publicação, lançada pelas editoras UnB e Letras Livres, ainda conta com a contribuição da assistente social Vanessa Carrião, do instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.

* com informações da Agência UnB

LEIA MAIS
– Notícias de vestibular

 

Publicidade
Ensino religioso no Brasil estimula homofobia e exclui religiões não cristãs, diz livro
Universidades
Ensino religioso no Brasil estimula homofobia e exclui religiões não cristãs, diz livro
Pesquisadora da UnB analisou livros usados em aulas de religião; segundo lei, disciplina precisa respeitar diversidade cultural e religiosa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.