Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Entenda o ProUni passo a passo

Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2015 e atender critérios socioeconômicos. Tire suas dúvidas sobre o programa

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 4 fev 2010, 12h25

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O ProUni do primeiro semestre será realizado em apenas uma etapa, com inscrições entre 19 e 22 de janeiro.

Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação.

As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2015 e a senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa.

Continua após a publicidade

Para fazer inscrição: As inscrições serão feitas em uma etapa, entre 19 e 22 de janeiro, apenas pelo site do ProUni. Serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2015 e a senha cadastrada no site do Enem.

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2013.

Nota de corte: Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante pode saber se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que e, se não, alterar suas opções.

Continua após a publicidade

Vestibular: O candidato não precisa fazer o vestibular da instituição de ensino que está pleiteando a bolsa do ProUni, a inscrição para conseguir a bolsa é feita a partir da nota do Enem.

Mas, fique atento, algumas instituições participantes optam por aplicar provas de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni. Essa prova é isenta de cobrança de taxa. No momento da inscrição no ProUni, o candidato fica sabendo se a faculdade para a qual quer se inscrever aplica o exame de seleção.

Tipos de bolsas: O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
Atendendo aos requisitos: Além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:

Continua após a publicidade

– ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;

– ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;

– ser portador de deficiência física;

– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Continua após a publicidade

Calendário: Ao fim das inscrições, os estudantes terão um período para efetuarem as matrículas nas faculdades que conseguiram bolsa.

Veja as principais datas:

– De 18 a 22/01: estudantes devem usar o site do ProUni para se inscrever no programa.

– 25/01: será divulgada a primeira lista dos candidatos pré-selecionados A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada de 25 de janeiro a 1/02.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– 12/02: será divulgada a segunda lista dos candidatos pré-selecionados no ProUni. A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada de 12 a 18/02.

Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no site do programa, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Matrícula: Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Depois que todas as informações são checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o ProUni

Publicidade
Entenda o ProUni passo a passo
Fies & Prouni
Entenda o ProUni passo a passo
Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2015 e atender critérios socioeconômicos. Tire suas dúvidas sobre o programa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.