Interdisciplinaridade e atualidades marcam a primeira fase da Fuvest 2010
Para os candidatos ouvidos pelo GUIA, questões interdisciplinares foram confusas e matemática estava bem difícil. Confira os comentários de alguns vestibulandos
por Morena Madureira
Interdisciplinaridade, atualidades e uma prova de matemática bem complicada foram alguns dos pontos apontados por quem prestou a primeira fase da Fuvest 2010, realizada ontem, 22 de novembro. Com 90 questões de múltipla escolha em oito matérias, o exame teve 5,95% de abstenção (índice maior do que no ano passado, que foi de 5,32%).
– Baixe aqui o gabarito da prova
“A prova da Fuvest não trouxe muitas novidades. Um dado positivo deste ano foi que caíram muitas questões de atualidades que cobravam não só o conteúdo do ensino médio, mas que o aluno estivesse antenado com o que acontece no mundo. Além disso, foi um exame bastante interdisciplinar, que exigiu muita interpretação dos candidatos”. Com exceção da falta de novidades, a avaliação de Alessandra Venturi, coordenadora do Cursinho da Poli, encontrou coro em todos os vestibulandos que conversaram com o GUIA.
Para a candidata ao curso de Administração Luisa Tavares, 19, a prova trouxe, sim, aspectos novos. “Mudou muito, estava bem mais interdisciplinar. No início, eu não conseguia identificar de qual matéria era cada questão”, relata a estudante. Luísa acrescenta que as questões de geografia e história estavam muito específicas e requeriam um conhecimento aprofundado de certos temas.
– Guia de Profissões: Administração
Leonardo Duó, 20, que presta Direito, apesar de ter achado que foi bem no exame, também encontrou problemas na parte interdisciplinar. “Em algumas perguntas, estava difícil de entender o que era pedido, como na questão da tirinha da Mafalda”, exemplifica.
Ao falar da dificuldade da prova de matemática, os estudantes ouvidos pelo GUIA foram unânimes, como relata Isabela Rodrigues Botelho, 18, que tenta uma vaga no curso de Letras: “Achei que todas as matérias de exatas estavam difíceis, mas matemática estava bem mais”. Com relação ao fato de a prova ter trazido muitas questões de atualidades, Isabela também comenta: “Para quem lê jornal, isso facilitou. Teve perguntas sobre a gripe suína, aquecimento global. Até na prova de inglês tinha esse tipo de questão”, conta a candidata.
– Guia de Profissões: Letras
TWITTER
O GUIA também pediu aos seus seguidores no Twitter que comentassem o que haviam achado da prova da Fuvest.@edermarzochi afirmou ter ido mal e enfatizou que foi prejudicado por ter vindo de escola estadual e não ter feito cursinho. Para @na_nat5 “matemática estava muiiiiiiito difícil”, faltaram alguns assuntos importantes de biologia e mais questões de gramática. O único a elogiar o exame foi @mvjbonfim, que considerou a prova complexa e bem elaborada.
A lista de aprovados para a segunda fase da Fuvest será divulgada no dia 14 de dezembro. Vale lembrar que neste ano foi feita uma alteração no processo seletivo e a nota da primeira fase não será mais considerada na segunda. Assim, ninguém sairá na frente e os vestibulandos estarão concorrendo de igual para igual até o fim do vestibular.
– Leia mais notícias de Vestibular