Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Interdisciplinaridade e atualidades marcam a primeira fase da Fuvest 2010

Para os candidatos ouvidos pelo GUIA, questões interdisciplinares foram confusas e matemática estava bem difícil. Confira os comentários de alguns vestibulandos

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49 - Publicado em 23 nov 2009, 15h21

por Morena Madureira

Interdisciplinaridade, atualidades e uma prova de matemática bem complicada foram alguns dos pontos apontados por quem prestou a primeira fase da Fuvest 2010, realizada ontem, 22 de novembro. Com 90 questões de múltipla escolha em oito matérias, o exame teve 5,95% de abstenção (índice maior do que no ano passado, que foi de 5,32%).

– Baixe aqui o gabarito da prova

“A prova da Fuvest não trouxe muitas novidades. Um dado positivo deste ano foi que caíram muitas questões de atualidades que cobravam não só o conteúdo do ensino médio, mas que o aluno estivesse antenado com o que acontece no mundo. Além disso, foi um exame bastante interdisciplinar, que exigiu muita interpretação dos candidatos”. Com exceção da falta de novidades, a avaliação de Alessandra Venturi, coordenadora do Cursinho da Poli, encontrou coro em todos os vestibulandos que conversaram com o GUIA.

Para a candidata ao curso de Administração Luisa Tavares, 19, a prova trouxe, sim, aspectos novos. “Mudou muito, estava bem mais interdisciplinar. No início, eu não conseguia identificar de qual matéria era cada questão”, relata a estudante. Luísa acrescenta que as questões de geografia e história estavam muito específicas e requeriam um conhecimento aprofundado de certos temas.

Continua após a publicidade

– Guia de Profissões: Administração

Leonardo Duó, 20, que presta Direito, apesar de ter achado que foi bem no exame, também encontrou problemas na parte interdisciplinar. “Em algumas perguntas, estava difícil de entender o que era pedido, como na questão da tirinha da Mafalda”, exemplifica.

– Guia de Profissões: Direito

Ao falar da dificuldade da prova de matemática, os estudantes ouvidos pelo GUIA foram unânimes, como relata Isabela Rodrigues Botelho, 18, que tenta uma vaga no curso de Letras: “Achei que todas as matérias de exatas estavam difíceis, mas matemática estava bem mais”. Com relação ao fato de a prova ter trazido muitas questões de atualidades, Isabela também comenta: “Para quem lê jornal, isso facilitou. Teve perguntas sobre a gripe suína, aquecimento global. Até na prova de inglês tinha esse tipo de questão”, conta a candidata.

– Guia de Profissões: Letras

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

TWITTER
O GUIA também pediu aos seus seguidores no Twitter que comentassem o que haviam achado da prova da Fuvest.@edermarzochi afirmou ter ido mal e enfatizou que foi prejudicado por ter vindo de escola estadual e não ter feito cursinho. Para @na_nat5 “matemática estava muiiiiiiito difícil”, faltaram alguns assuntos importantes de biologia e mais questões de gramática. O único a elogiar o exame foi @mvjbonfim, que considerou a prova complexa e bem elaborada.

A lista de aprovados para a segunda fase da Fuvest será divulgada no dia 14 de dezembro. Vale lembrar que neste ano foi feita uma alteração no processo seletivo e a nota da primeira fase não será mais considerada na segunda. Assim, ninguém sairá na frente e os vestibulandos estarão concorrendo de igual para igual até o fim do vestibular.

– Leia mais notícias de Vestibular

Publicidade
Interdisciplinaridade e atualidades marcam a primeira fase da Fuvest 2010
Estudo
Interdisciplinaridade e atualidades marcam a primeira fase da Fuvest 2010
Para os candidatos ouvidos pelo GUIA, questões interdisciplinares foram confusas e matemática estava bem difícil. Confira os comentários de alguns vestibulandos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.