Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Melhores do Provão terão bolsa para fazer pós

MEC financiará continuação de estudos para formados em 2007 e 2008 que tiraram maiores notas no Enade

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 14h01 - Publicado em 28 abr 2010, 08h41

da redação

Recém-formados que tiraram as maiores notas do país nas duas penúltimas edições do Enade, o antigo Provão, terão bolsas de estudo para fazer pós-graduação. A novidade foi anunciada na última terça-feira (27) em portaria do MEC (Ministério da Educação) no Diário Oficial.

Será uma espécie de “Prouni”, o programa de bolsas do governo federal para a graduação, para os estudantes de pós. Os interessados procuram as universidades em que desejam fazer o curso, participam normalmente do processo seletivo e, caso aprovados, pedem a bolsa ao Inep – braço do MEC responsável pelo Enade.

– Prouni dará bolsa para estudar na Espanha

Continua após a publicidade

As regras do jogo ainda estão por definir. A pasta ainda deverá anunciar o número de bolsas concedidas e as instituições participantes. Já se sabe, no entanto, que só poderão ser escolhidos programas de pós-graduação com nota superior a 3 na avaliação da Capes, fiscalizadora desses cursos.

O Enade é aplicado desde 2004 e traz as mesmas provas para alunos dos primeiros e dos últimos anos de cursos superiores. O objetivo é medir quanto os estudantes aprenderam durante o tempo em que estiveram nas faculdades.

Na mira do MEC estão as faculdades, e não os estudantes. Os alunos são obrigados a participar (sob a pena de não receber o diploma quando formados), mas não há exigência de nota mínima. Em protesto, muitos estudantes devolvem os cadernos de questão em branco. Com as bolsas, o MEC pretende driblar o boicote à avaliação.

Continua após a publicidade

Em 2007, foram avaliados os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia

Na edição 2008, os cursos avaliados foram: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Neste ano, 4,5 mil cursos devem ser avaliados – os mesmos de 2007 – que reúnem 450 mil estudantes. Também serão avaliados, pela primeira vez, os cursos tecnológicos de Agronegócios, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

LEIA MAIS– Notícias de vestibular– Notícias de Enem

Publicidade
Melhores do Provão terão bolsa para fazer pós
Estudo
Melhores do Provão terão bolsa para fazer pós
MEC financiará continuação de estudos para formados em 2007 e 2008 que tiraram maiores notas no Enade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.