Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Em um mês, mais de 108 mil universitários procuram financiamento para mensalidades

Novas regras do Fies melhoram condições de empréstimo. Estudante só começa a devolver dinheiro 1 ano e meio depois de formado

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 2 jun 2010, 08h26

da redação

No primeiro mês em vigor das novas regras do Financiamento Estudantil (Fies), 108,7 mil universitários procuraram o programa que dá empréstimo para pagar as mensalidades só depois da formatura. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) da última terça-feira (1º), 11.472 já assinaram o contrato.

A Caixa Econômica Federal, que intermedia os contratos, analisa o processo de outros 11,1 mil estudantes. Outros 17,7 mil pedidos estão em avaliação pelas universidades e 63,5 mil estão completando o cadastro do sistema.

Com as mudanças, o estudante pode pedir o Fies, via site, em qualquer época do ano, e não apenas no começo de cada semestre, como acontecia. Entenda as principais mudanças:

Novas Regras do Fies
Agora Como era
– juros de 3,4% ao ano, fixos – 6,8% ao ano, corrigidos pela inflação
– aluno começa a pagar a dívida 1 ano e meio depois de formado – 6 meses de carência
– 3 vezes duração do curso para quitar a dívida. Quem fez faculdade de 4 anos, por exemplo, tem 13 anos e meio para pagar (1 ano e meio de carência + 12 anos de parcelamento) – 2 vezes o tempo do curso para pagar
– faculdades não podem escolher cursos que recebem financiamento – carreiras caras como medicina ficavam de fora
– inscrições o ano todo – no começo de cada semestre
   
Continua valendo
– Exigência de fiador. Estudantes podem montar ‘grupos’ de 3 a 5 bolsistas que assumem responsabilidade em conjunto
– Formados em medicina e professores abatem dívida se trabalharem para serviços públicos

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, atribui a procura à redução da taxa de juros de 6,5% ao ano para 3,4%. Só obtêm o financiamento os cursos com conceito mínimo 3, numa escala de 0 a 5.

Continua após a publicidade

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, há recursos no orçamento para 125 mil contratos. Foi solicitado crédito adicional para outros 75 mil.

 

HISTÓRICO
Desde 1999, o Fies oferece empréstimo para universitários pagarem as mensalidades de faculdades particulares. O dinheiro não vai à mão dos estudantes, mas chega diretamente às escolas conveniadas com o governo, que exige nota mínima 3 nas avaliações de qualidade de ensino, numa escala de 0 a 5.

É possível financiar 50%, 75% ou 100% do valor da mensalidade. Os percentuais serão definidos pela renda familiar do universitário: quanto menor for a renda em relação ao valor da mensalidade, maior poderá ser o total financiado.

Continua após a publicidade

Os interessados podem aderir ao Fies para os dois semestres de 2010. Nesse caso, o aluno tem direito a pedir reembolso do que já pagou este ano.

Outra regra que pode ter contribuído para a grande procura ao fundo é a exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir do ano que vem, só poderá pedir empréstimo quem tiver feito a prova. Este ano, ela será aplicada em 6 e 7 de novembro. Não será exigida nota mínima.

A exigência do fiador não caiu, contrariando as intenções do ministro. O estudante precisa encontrar outra pessoa para assinar o contrato e assumir a responsabilidade pelo pagamento da dívida. Há a possibilidade de estudantes bolistas serem fiadores entre si.

O site do MEC traz a lista de universidades conveniadas com o fundo e as regras.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

LEIA MAIS – Notícias de vestibular – Notícias de Enem

Publicidade
Em um mês, mais de 108 mil universitários procuram financiamento para mensalidades
Estudo
Em um mês, mais de 108 mil universitários procuram financiamento para mensalidades
Novas regras do Fies melhoram condições de empréstimo. Estudante só começa a devolver dinheiro 1 ano e meio depois de formado

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.