Mesmo sem aderir ao novo Enem, primeira fase da UFF chega com mudanças
Prova agora é dividida por áreas e tem 60 questões; confira dicas para a reta final dos estudos
por Morena Madureira
Em abril deste ano, a Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou que mudanças seriam feitas no vestibular 2010. Apesar de uma delas ter sido cancelada por conta do adiamento do Enem – o uso de pontos obtidos no exame para computar o resultado da primeira fase – outra alteração importante foi mantida. “Antes, a prova da primeira etapa era igual para todos e interdisciplinar: havia um texto e, em seguida, questões de todas as matérias sobre ele. Agora, o exame será dividido em cinco áreas e trará questões das disciplinas mais relacionadas ao curso, além de outras duas”, explica Rui Alves Gomes de Sá, diretor de ensino do Curso PH, do Rio. O número de questões também foi modificado: caiu de 75 para 60.
Mas será que isso facilitou a vida dos candidatos? “Normalmente, as matérias específicas são as que os estudantes têm mais facilidade. As outras duas disciplinas da prova não devem ter questões muito complexas, pois esta é a primeira fase”, prevê o diretor, e acrescenta que ao mesmo tempo é difícil dar palpites sobre o teor da prova, visto que este é o primeiro ano da aplicação das mudanças.
Como dica para os vestibulandos se prepararem para as matérias não relacionadas às carreiras que vão prestar – uma delas português, que estará nos exames de todas as áreas -, Rui sugere que olhem edições antigas da primeira etapa da UFF para verificar o que normalmente é cobrado e revisar os conteúdos que menos se lembrem.
“Os candidatos devem continuar estudando porque agora o vestibular começa pra valer. Como se diz no futebol, acabou o treino coletivo e agora é hora da decisão”, finaliza.
A UFF realiza sua primeira fase às 8h deste domingo. A segunda etapa está marcada para o dia 20 de dezembro. A universidade disponibiliza as provas de vestibulares anteriores no site.
– Veja mais notícias de Vestibular