5 livros para conhecer Jorge Amado, escritor censurado

O escritor Jorge Amado, e seu livro 'Capitães da Areia' têm sido alvo de censura em Santa Catarina.

Arrow

A vereadora Jéssica Lemoine (PL), de Itapoá (SC), afirmou que "o livro promove a marginalização infantil, romantiza o estupro e a relação sexual entre crianças".

Arrow

A verdade, no entanto, é que Jorge Amado faz parte do cânone da literatura nacional.  Seus livros retratam de forma ímpar a realidade brasileira. Também são sucesso internacional, publicados em mais de 80 países.

Arrow

Confira 5 livros para começar a conhecer a obra do autor!

Arrow
Arrow

Mar Morto

1

Com uma rica mitologia que gira em torno de Iemanjá, a obra conta a história de amor entre Guma, um marinheiro do cais de Salvador, e sua esposa Lívia. 

Arrow

Tieta do Agreste

2

Vinte cinco anos depois de ser expulsa de casa pelo próprio pai, Tieta fica rica, volta ao vilarejo onde nasceu e revoluciona a pequena cidade baiana.

Arrow

Dona Flor e seus dois maridos

3

Trata-se de dos mais populares romances do autor, que conta a história da professora de culinária Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos os lados diferentes do amor: uma paixão avassaladora e a outra metódica.

Arrow

Gabriela,  Cravo e Canela

4

Trata-se de um romance ambientado em Ilhéus dos anos 1920, que narra o amor entre a sertaneja do agreste Gabriela e o árabe Nacib. Ao longo da obra também é possível acompanhar as mudanças sociais na região.

Arrow

Capitães da Areia

4

Publicado durante a ditadura do Estado Novo no Brasil, a 1ª edição da obra foi apreendida e queimada em praça pública. Narra a vida de um grupo de meninos abandonados, que crescem nas ruas de Salvador e precisam roubar para sobreviver.

QUER SABER MAIS?

ACESSE O NOSSO SITE

@GUIADOESTUDANTE