logo-ge

Área de Administração e Negócios: o que os cursos têm em comum

Os profissionais dessa área lidam com o dia a dia das empresas e com as oscilações da política e da economia

Tudo o que acontece no cenário político e econômico do país e do mundo tem relação direta com a atuação dos profissionais de Administração e Negócios. A crise política e econômica que o Brasil atravessa, por exemplo, obrigou as empresas a se reorganizarem, e seus gestores tiveram que alinhar suas estratégias à nova realidade do mercado. No setor público, também foram alteradas metas, e os administradores tiveram que rever orçamentos e projetos. Ou seja, acompanhar as movimentações políticas e econômicas internas e externas, identificar suas causas e estimar suas consequências são tarefas dos profissionais dessa área, como administradores, economistas, contadores, atuários, gestores dos mais diversos setores e profissionais de Logística e Marketing, entre outros.

Esses profissionais gerenciam o dia a dia de empresas ou órgãos públicos. Monitoram o mercado, observam a concorrência, estabelecem metas e procuram identificar riscos e novas possibilidades de atuação. Análise de planilhas, reuniões e muita leitura fazem parte da rotina. Manter-se atualizado e informado é fundamental. É com base nesse tipo de conhecimento que o profissional gerencia um projeto ou planeja o futuro da empresa.

Confira os cursos que fazem parte da área

Áreas de atuação

O profissional formado em Administração pode trabalhar na área de planejamento, o que envolve, além de prever o comportamento do mercado e de organizações, desenvolver estratégias para concorrências futuras. Ou atuar na gestão das operações organizacionais em diversas áreas: produção, materiais, logística, recursos humanos, marketing, sistemas de informação e finanças.

Veja também

Os economistas analisam o histórico econômico e avaliam  dados e estatísticas a fim de detectar tendências na atividade econômica, níveis de confiança na economia e atitudes do consumidor, com base em modelos matemáticos. As oportunidades se concentram em tarefas essenciais ao mercado financeiro e à macroeconomia (economia regional ou nacional, que ajuda a definir as políticas econômicas dos governos).

Os contadores, por sua vez, trabalham provendo informações financeiras e patrimoniais que servirão de apoio ao processo de tomada de decisão de empresários, de agentes financeiros e de investidores em geral.

Setor estratégico e concorrência

Uma boa notícia é que, com ou sem crise econômica, a área de Administração e Negócios vai sempre oferecer oportunidades, pois empresas de todos os segmentos e portes precisam contar com gestores.

Um dado menos animador é a forte concorrência. Gerenciamento e administração é uma das áreas com o maior número de matrículas e de candidatos inscritos.

Características e habilidades desejáveis para atuar nesta área:

– iniciativa e espírito de liderança

– organização e meticulosidade

– se interessar por assuntos de economia e política

– facilidade para lidar com números e cálculos

– habilidade para se comunicar e trabalhar em equipe

– capacidade de contornar situações estressantes

Cursos mais procurados*:

– Admistração

– Ciências Contábeis

Gestão de Recursos Humanos

(*matrículas de acordo com o Censo da Educação Superior 2015)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s