Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira 13 notícias importantes da semana de 16 de março

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h36 - Publicado em 20 mar 2015, 16h31

A semana do dia 16 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular! Confira abaixo 13 destaques do noticiário brasileiro e internacional:

Mundo sofrerá com 40% de déficit de água em 2030 se forma de consumir não mudar

Um relatório publicado nesta sexta-feira (20) pela Unesco alerta que o mundo poderá sofrer com um déficit de 40% de água se o consumo não for alterado. O órgão pede que a melhor gestão deste recurso faça parte dos objetivos do planeta da ONU. O estudo estabeleceu que nos últimos anos houve avanços no acesso à água e ao saneamento no mundo, mas a tensão persiste e será mais evidente por causa do crescimento demográfico. Leia mais.

Estados Unidos podem reavaliar apoio a Israel na ONU após reeleição de Benjamin Netanyahu

A Casa Branca advertiu nesta quinta-feira (19) que pretende “reavaliar” seu apoio diplomático a Israel na ONU. Um dia antes de ser eleito, na segunda-feira (16), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descartou a criação de um Estado palestino caso continuasse no poder, citando o perigo de que os territórios cedidos caiam nas mãos de extremistas islâmicos. Depois da tensão criada com os Estados Unidos, o político negou descartar a solução de dois Estados no conflito com os palestinos. Apesar do recuo de Netanyahu sobre um tema que foi promessa de campanha, funcionários americanos disseram que o líder veterano de Israel ainda precisa provar seu compromisso em negociar a solução de dois Estados, um israelense e outro palestino. Leia mais. Leia mais 2.

atualidades-16-marco

Irã e EUA entram na reta final de negociações para acordo nuclear

Nesta sexta-feira (20) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou a celebração de ano novo no Irã para enviar uma mensagem aos iranianos na qual deseja “um futuro diferente” entre ambos países. Atualmente, os países estão passando por diversas rodadas de discussões para entrarem em acordo na questão nuclear. Chefes das equipes técnicas de Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha, que integram o chamado Grupo 5+1, também participam das discussões. Estas seis potências negociam um acordo que suspenda as sanções internacionais ao Irã mediante a criação de uma série de controles ao seu programa nuclear diante do temor de que o objetivo do projeto seja fabricar armamento nuclear, o que sempre foi negado pela república islâmica.  As partes envolvidas indicaram, em público ou de maneira extraoficial, que até agora os avanços foram significativos, sobretudo na área técnica. Leia mais.

Obama focará na situação da Venezuela na Cúpula das Américas

A situação econômica e de direitos humanos na Venezuela será uma prioridade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Cúpula das Américas, a ser realizada nos dias 10 e 11 de abril, em Panamá, disse, nesta terça-feira (17), um funcionário do governo dos EUA. A Cúpula do Panamá promoverá, pela primeira vez, o encontro entre Obama e o presidente venezuelano Nicolás Maduro, justo agora que a Casa Branca impôs sanções contra sete funcionários a serviço do governo do país sul-americano. Essas sete pessoas são acusadas de violações aos direitos humanos. Leia mais.

Continua após a publicidade

Ainda sobre a crise entre Venezuela e Estados Unidos, doze chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) compareceram à reunião extraordinária de Quito, no Equador, no último sábado (14). O objetivo do encontro foi chegar a uma posição comum sobre a decisão de Washington de classificar a Venezuela como “um problema de segurança nacional”. A organização manifestou o “rechaço” da região à sentença de Barack Obama sobre a Venezuela. O comunicado emitido pelo grupo menciona que a atitude americana constitui uma “ameaça à soberania do país e ao princípio de não intervenção nos assuntos internos dos Estados”. Leia mais.

Saúde: Falta de higiene mata 500 mil bebês ao ano em países pobres

Mais de um terço dos hospitais e clínicas em países em desenvolvimento não tem lugar para funcionários e pacientes lavarem as mãos com sabão, e quase 40% não possuem nenhuma fonte de água, de acordo com uma avaliação internacional feita com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicada na terça-feira. O relatório, feito pela entidade beneficente WaterAid, do setor de saneamento e a OMS, diz que a cada ano meio milhão de bebês morrem antes de atingirem um mês de idade por causa da falta de água potável e saneamento seguro. Leia mais.

Rússia descarta devolver Crimeia à Ucrânia

A Rússia reiterou nesta terça-feira que não vai devolver a Crimeia para a Ucrânia, apesar de Estados Unidos e União Europeia terem avisado que não removerão as sanções impostas a Moscou devido à anexação da península no mar Negro há um ano, após moradores da península terem declarado apoio à medida em um referendo. Leia mais.

Governo brasileiro encaminha à Câmara dos Deputados pacote anticorrupção

Na noite desta quinta-feira, o Palácio do Planalto encaminhou à Câmara dos Deputados os projetos do pacote anticorrupção, conforme proposta lançada na quarta-feira (18) pelo governo. As medidas, anunciadas em Brasília, incluem um projeto de lei para criminalizar o caixa dois, uma proposta de emenda constitucional para confisco de bens adquiridos ilicitamente, um projeto para que a Lei da Ficha Limpa inclua nomeados para cargos de confiança e um pedido de aceleração na tramitação de projetos de lei que criminalizam o patrimônio injustificado e o enriquecimento ilícito de agentes públicos. Leia mais. Leia mais 2.

China já é o terceiro maior exportador mundial de armamentos

Um relatório publicado nesta segunda-feira pelo Instituto de Investigação para a Paz Internacional de Estocolmo (SIPRI) mostra que a China é já o terceiro maior exportador mundial de armamentos. Embora sua participação do total global seja de apenas 5%, muito abaixo dos 58% que somam os dois grandes – Estados Unidos e a Rússia -, suas vendas ao exterior dispararam nos últimos cinco anos. Nesse período, a venda de armas do país cresceram 143% em relação aos últimos cinco anos. Leia mais.

Continua após a publicidade

Estado Islâmico assume autoria de ataque terrorista contra museu na Tunísia

O Estado Islâmico assumiu, nesta quinta-feira, a autoria do ataque a um museu na Tunísia que deixou 23 mortos, a maioria turistas. Em uma gravação de áudio distribuída online, o grupo elogiava os dois autores do ataque, chamados de “cavaleiros do Estado Islâmico”, que estavam armados com submetralhadoras e bombas. Homens armados fizeram um ataque ao maior museu de Túnis, capital da Túnisia, na quarta-feira (18). O incidente foi o pior em um local turístico da Tunísia em anos. Por causa do ataque, uma empresa de cruzeiros italiana anunciou que vai cancelar todas as paradas dos navios no país. Leia mais.

Exército da Nigéria retoma controle de cidades dominadas pelo Boko Haram

O Exército da Nigéria anunciou uma série de conquistas contra o grupo extremista Boko Haram no começo desta semana. De acordo com informações da BBC, a cidade de Bama, no estado de Borno foi retomada pelo Exército. A cidade é a segunda maior do estado, atrás de Baga – palco do ataque mais mortífero já efetuado pelo grupo. Leia mais.

– Massacre na Nigéria: entenda os ataques do Boko Haram

Coreia do Norte mantém mais de 150 mil pessoas em regime de semiescravidão pelo mundo

Mais de 150 mil trabalhadores norte-coreanos são explorados em países como Rússia, China e Kuwait, e seus salários são destinados ao regime ditatorial de Kim Jong-un diante da indiferença da comunidade internacional, segundo denúncias de organizações de direitos humanos e dos poucos que conseguiram fugir da opressão. Leia mais.

Ainda sobre a Coreia do Norte, o novo ministro da Unificação da Coreia do Sul, Hong Yong-pyo, afirmou nesta segunda-feira que buscará “métodos mais eficazes de comunicação” com vizinha em um momento em que as relações entre os países estão muito deterioradas. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Unasul pede que os EUA revoguem sanções contra a Venezuela para conter crise entre os dois países

A Venezuela provou, no último sábado, que é capaz de reunir as forças dos países vizinhos. Os doze chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) compareceram à reunião extraordinária de Quito, no Equador, apesar de terem sido convocados de última hora. O objetivo do encontro foi chegar a uma posição comum sobre a decisão de Washington de classificar a Venezuela como “um problema de segurança nacional”. Ao final de quase três horas de reunião, Rodolfo Nin Novoa, chanceler do Uruguai, país que ocupa a presidência temporária da Unasul,

Cuba receberá visita de chefe da diplomacia da União Europeia pela primeira vez

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini afirmou que viajará para Cuba ainda este mês, em mais um passo significativo na rápida transformação nas relações entre o país e o Ocidente. Essa será a primeira vez que um representante do alto escalão de Relações Exteriores do grupo europeu visitará a ilha caribenha em uma missão oficial. Leia mais.

– EUA e Cuba dão passo histórico ao retomar relações diplomáticas

Publicidade
Confira 13 notícias importantes da semana de 16 de março
Confira 13 notícias importantes da semana de 16 de março
A semana do dia 16 de março foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular! Confira abaixo 13 destaques do noticiário brasileiro e internacional: Mundo sofrerá com 40% de déficit de água em 2030 se forma de consumir […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.