Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 1º de junho

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h22 - Publicado em 5 jun 2015, 09h12

Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 1º de junho? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista:

Foto: Divulgação/Ministério Público-RS

Foto: Divulgação/Ministério Público-RS

Sistema prisional do país não suporta redução da maioridade, dizem especialistas

O sistema prisional brasileiro não tem estrutura para dar conta do aumento projetado para a população carcerária, caso a redução da maioridade penal seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República. A opinião é de autoridades e pesquisadores que participaram na quarta-feira (3) do lançamento do Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil. Divulgado hoje pelas secretarias Nacional de Juventude (SNJ), de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o documento mostra que a população carcerária no Brasil cresceu 74% entre 2005 e 2012. Em 2012, negros foram presos uma vez e meia a mais do que brancos. Naquele ano, para cada grupo de 100 mil habitantes brancos havia 191 brancos encarcerados, enquanto que para cada grupo de 100 mil habitantes negros havia 292 presos. Leia mais 1. Leia mais 2. Leia mais 3.

Governo vai estimular a inclusão da população negra no mercado de trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou na segunda-feira (1º) que as políticas, programas e projetos desenvolvidos pela pasta contemplem ações de estímulo à inclusão da população negra no mercado de trabalho. As medidas estão previstas no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010). A lei de 2010 estabelece, entre outros atos, que o Poder Público estimule, por meio de incentivos, a adoção das mesmas ações pelo setor privado. Ações afirmativas para mulheres negras também devem ser asseguradas, assim como a promoção de ações para elevar a escolaridade e a qualificação profissional em setores da economia que têm alto índice de ocupação por trabalhadores negros de baixa escolarização. Leia mais.

Brasil abriga 7,7 mil refugiados de 81 nações

Cerca de 7.700 refugiados de 81 nacionalidades vivem no Brasil, dos quais 25% são mulheres. Entre os refugiados reconhecidos pelo país, os sírios são o maior grupo, com 23% do total, seguidos pela Colômbia, Angola e a República Democrática do Congo. Há ainda estrangeiros vindos do Líbano, da Palestina, Libéria, do Iraque, da Bolívia e de Serra Leoa. Os dados são do Comitê Nacional para Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça, apresentados quarta-feira (3) em mesa-redonda do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), na capital paulista. Leia mais.

Brasil não está preparado para cobertura total por TV digital, avalia Abratel

A cinco meses do início do processo de desligamento das transmissões analógicas em canal aberto, no Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Luiz Claudio Costa, disse na terça-feira (2) que o país ainda não está preparado para o fim dessas transmissões para implementação da TV digital. Durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado para tratar da transição do sistema analógico para a TV digital, Costa alertou que grande parcela da população ainda não tem os equipamentos necessários para acesso à TV digital. Para ele, o desligamento do sinal analógico, seguindo o atual cronograma – que terá início este ano e vai até 2018 – pode provocar o “desligamento da TV aberta no país”. O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Rodrigo Zerbone Loureiro disse na ocasião que o cronograma de desligamento do sinal de TV analógico será alterado caso pelo menos 93% das residências não tenham acesso ao sinal digital, até novembro, quando está previsto o início da transição. Leia mais 1. Leia mais 2.

Continua após a publicidade

Estado do Rio registra primeiro caso de zika vírus e Goiás confirma dois casos de febre amarela

O estado do Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor do vírus da dengue e da febre chikungunya. A informação foi divulgada na terça pela Secretaria de Estado da Saúde, adiantando que os sintomas da dengue e da zika são parecidos: febre, dores no corpo e nas articulações, além de manchas vermelhas. Uma das características que diferencia as duas doenças é que o vírus do zika provoca vermelhidão nos olhos. O caso foi confirmado na capital fluminense, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no último domingo (31), e o paciente não tinha antecedentes de viagem. Segundo informação da secretaria, o paciente evolui clinicamente bem. Leia mais. Enquanto isso, em Goiás, dois casos de febre amarela foram confirmados e três suspeitos, informou na quinta-feira (4) a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Magna Maria de Carvalho. Segundo ela, foi decretado estado de alerta na região, a fim de evitar o avanço da doença e, principalmente, o risco de um ciclo de transmissão urbana. Leia mais.

Países do Brics devem crescer 3,6% em 2016, avalia OCDE

Os países do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) crescerão em média 2,4% este ano, acelerando para 3,6% em 2016, puxados pela China e Índia. As análises, divulgadas na quarta (3) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostram que a Índia será o país com o maior crescimento econômico neste ano e em 2016, com 7,3% e 7,4%, respectivamente. Segundo a OCDE, os indianos ultrapassarão a China, que deve apresentar taxas de crescimento de 6,8% e 6,7%, em 2015 e 2016. Leia mais.

Brasileiros têm duas vezes mais cães do que gatos criados em casa

A população de cachorros em domicílios brasileiros supera em mais de duas vezes a de gatos. No Brasil, há hoje 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos criados em domicílio, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os cães estão presentes em 28,9 milhões de residências, o que, em termos percentuais, equivale a 44,3% dos domicílios do país, e muitos brasileiros criam mais de um animal. A população média é de 1,8 animal. A presença de cachorros é mais frequente em residências rurais (65%). Nos lares em área urbana, o percentual cai para 41%. Leia mais.

Dilma sanciona lei que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos

A lei que regulamenta a emenda constitucional ampliando os direitos dos trabalhadores domésticos, foi sancionada esta semana pela presidenta Dilma Rousseff com vetos garante novos direitos à categoria, entre eles o seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e seguro contra acidentes de trabalho. Publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União, a lei regulamenta a obrigatoriedade do recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por parte do empregador e os direitos a adicional noturno e indenização em casa de demissão sem justa causa. Esses pontos estavam sem regulamentação desde a promulgação da Emenda Constitucional 72 – PEC das Domésticas –, em 2013. Leia mais 1. Leia mais 2.

Mulheres são vítimas de agressões de conhecidos, mostra IBGE

Quando uma mulher sofre violência no Brasil, é mais comum que o agressor seja um conhecido do que um desconhecido. A constatação foi feita pela Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que 2,7% das mulheres maiores de 18 anos foram agredidas por desconhecidos nos 12 meses anteriores ao questionário, realizado em 2013. Quando o agressor é alguém conhecido da vítima, o índice sobe para 3,1%. O oposto ocorre com o sexo masculino. Agressores desconhecidos vitimaram 3,7% dos homens brasileiros maiores de idade, enquanto os conhecidos foram responsáveis por 1,8%. Leia mais.

Continua após a publicidade

Argentina se mobiliza pela primeira vez contra assassinatos machistas

Milhares de argentinos saíram as ruas em todo o país, nessa quarta-feira (3), para protestar contra o femicídio. Na Argentina, uma mulher morre a cada 30 horas vítima de ato de violência praticado por um homem. Um dos casos mais recentes é a morte da adolescente Chiara Paez, de 14 anos, assassinada pelo namorado de 16 anos, de quem estava grávida. A polícia encontrou o corpo enterrado no quintal da casa da família do rapaz. O crime chocou um grupo de jornalistas, que decidiu convocar uma manifestação pelas redes sociais. Leia mais 1. Leia mais 2.

Barco com 458 pessoas naufraga durante cruzeiro em rio na China

Mais de 440 pessoas que viajavam a bordo do navio naufragado na noite de segunda-feira (1º) no Rio Yangtze, na China, estão desaparecidas. O último balanço divulgado pela agência oficial chinesa Xinhua aponta ainda cinco mortes e 12 pessoas resgatadas com vida. O naufrágio pode ser o pior registrado nas últimas décadas no país. O acidente aconteceu quando o navio Dongfangzhixing (Estrela do Oriente) foi atingido por ventos de 130 quilômetros por hora. Leia mais 1. Leia mais 2.

Israel bombardeia Faixa de Gaza em resposta a ataque com foguetes

A Força Aérea de Israel bombardeou na quinta-feira (4) com mísseis ar-terra várias instalações militares na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de foguetes palestinos na noite de quarta (3). Os aviões de Israel sobrevoaram intensamente a Faixa de Gaza antes de lançar diversos projéteis no Norte, Centro e Sul do território. Bombeiros e ambulâncias foram deslocados para a região, mas, de acordo com fontes médicas palestinas, não há registro de feridos. Leia mais.

Obama sanciona lei que limita espionagem em massa, aprovada pelo Senado

O Senado dos Estados Unidos aprovou terça-feira (2), por ampla maioria, o projeto de lei que extingue a vigilância em massa, feita pela Agência Nacional de Segurança (NSA). A nova lei – chamada USA Freedom Act, ou Lei de Liberdade – substituiu o Ato Patriótico, que permitia a espionagem massiva de dados telefônicos de cidadãos, em vigor após os atentados do 11 de setembro de 2001. Na prática, a lei não extingue completamente o Ato Patriótico, porque a vigilância continua permitida, mas não de maneira ostensiva ou em massa. Em seu principal avanço, a autorização proíbe a coleta em massa de dados telefônicos dos americanos pela NSA e repassa às operadoras de telecomunicações o armazenamento das informações. Estas poderão ser acessadas pela Inteligência, mas mediante mandado judicial, que deve ser obtido para cada investigação individualmente. Leia mais 1. Leia mais 2.Leia mais 3.

EUA retiram Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo

A retirada de Cuba da lista era uma reivindicação do governo cubano para o pleno restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. O processo de reaproximação foi iniciado no ano passado de maneira secreta, mas em dezembro, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram o início do diálogo para o pleno restabelecimento, após quase 50 anos de rompimento. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Policiais aprendem português para enfrentar criminalidade brasileira no Japão

“Treta”, “bagulho” e “mano” são algumas das gírias e expressões ensinadas a policiais japoneses que enfrentam a criminalidade brasileira no Japão. Segundo dados da Agência Nacional de Polícia, os brasileiros foram responsáveis por 1.619 crimes cometidos em 2014, 806 caso a menos do que em 2013. As autoridades acreditam que esta queda esteja relacionada à redução do número de brasileiros no país. Mais de 150 mil decasséguis retornaram ao Brasil desde a crise de 2008. O crime mais cometido por brasileiros no Japão é arrombamentos de veículos; foram 686 casos em 2014. Leia mais.

Joseph Blatter renuncia à presidência da Fifa e anuncia nova eleição

O suíço Joseph Blatter, de 79 anos, renunciou à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Desde o último dia 27, quando as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma grande operação internacional contra a corrupção no futebol, a entidade tem sido obrigada a explicar as denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo. A renúncia foi anunciada pelo próprio Blatter, durante entrevista coletiva concedida em Zurique, na Suíça. Uma nova eleição para escolher o sucessor do suíço será agendada. Até lá, Blatter continuará no comando da entidade. Leia mais.

Primeiro-ministro da Grécia recusa oferta lançada pela União Europeia em reunião

A proposta final dos parceiros europeus da Grécia não agradou Atenas, que flerta há semanas com a suspensão de pagamentos e tenta negociar alguma concessão de última hora para não ter que ultrapassar muitas de suas linhas vermelhas. O Governo de Alexis Tsipras pediu nesta quinta-feira que o Fundo Monetário Internacional agrupe e adie seus pagamentos, que somam 1,5 bilhão de euros (5,3 bilhão de reais) ao longo deste mês. A Grécia teria de quitar na sexta-feira uma primeira parcela de 300 milhões de euros (1,06 bilhão de reais), mas, diante de suas dificuldades de caixa, só fará isso em 30 de junho. Leia mais 1. Leia mais 2.

Governo líbio pede ajuda internacional para conter o Estado Islâmico

O governo da Líbia reconhecido pela comunidade internacional pediu ajuda externa contra o avanço do grupo extremista Estado Islâmico no país. As autoridades líbias têm receio de que se repita no país situação semelhante à do Iraque, onde os jihadistas controlam grandes áreas. “As cidades líbias estão sob uma ameaça crescente desse grupo e vai tornar-se difícil combatê-lo, como no Iraque”, disse o primeiro-ministro da Líbia, Abdallah Theni, em entrevista, no domingo, em Al Baida, no Leste do país. A cidade está localizada entre Tobruk, sede do seu governo, e Darna, onde se refugiou por causa da crescente insegurança. Leia mais.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 1º de junho
Confira as notícias mais importantes da semana de 1º de junho
Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 1º de junho? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista: Foto: Divulgação/Ministério Público-RS Sistema prisional do país não suporta redução da maioridade, dizem especialistas O sistema prisional brasileiro […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.